Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Moda Retrô, mais que objetos deveria ser atitude

 Acho que é normal do ser humano sentir saudades. Mal a gente saí dos cueiros e já está apontando para o irmãozinho mais novo e dizendo: no meu tempo era assim e assado....

Com as sociedades não é muito diferente já que elas nada mais são que aglomerados de pessoas. E é quando a realidade está muito pesada no dia a dia que a saudade bate mais forte. Saudade de um tempo em que...

E aí vejo essa onda retrô, de fazer novos objetos com a cara de ontem ou usar elementos que foram hits em épocas passadas, como uma maneira de lembrar daqueles tempos mais dourados. Se der para pinçar um objeto original da época, aí une o vintage. E eis a ambientação estilosa.

Mas...   

 Ao invés de só adotar objetos com cara de ontem porque não olharmos com olhos críticos e adotar hábitos (bons) de ontem? Em épocas de telefones de dedinho, a gente se falava mais já que não haviam torpedos.

As lambretas eram ótimas em cidades sem tanta pressa ou entulhadas de carros. E sim, se caminhava mais. 



 Ao invés de apenas usar um charmoso fone ao ouvido para falar de um ultra moderno smartphone, que tal ler mais ? Consumir menos ? Tudo isso fazia com que a vida daquela época tivesse todo um sabor especial. 

Voltar no tempo ? Impossível. Já não sabemos viver sem as modernidades, mas realmente é preciso ter todas? Ao invés de entulhar os pequenos de brinquedos caros, que tal ensina-los a fazer os seus ? A gente fazia isso quando pequeno e exercitou a criatividade.
 E para lembrar: muita da moda dos anos 50 era como as pessoas imaginavam que nós, os do futuro, íamos viver...Interessante que parece que acertaram, pelo menos em algum momento.
Fotos PinterestAchados de decoração
 Autor : Elenara Leitão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros