MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Várias maneiras de usar papelão reciclado

A reciclagem do papel, em especial de papelão, que é muito usado em embalagens, tem gerado objetos e ambientes bem interessantes. Aqui no blog já postei vários aproveitamentos, veja AQUI . Abaixo reuni uma gama de maneiras de usar esse material, quem sabe não vai despertar em alguém uma ideia criativa ?

Fonte
Achei uma graça, e muito útil, essa cadeira Belkiz Feedaway para crianças pequenas (acomoda até 20 Kg.). Tem a vantagem de poder ser dobrado e carregado de forma bem fácil, é leve e a pintura não é tóxica. Para pais descolados e preocupados com o meio ambiente.
Fonte
Caixa luminária. O produto é a embalagem. Bem criativo, não sei bem como se comporta com a temperatura da lâmpada interna, mas vale pela ideia. 
Fonte

Tubos de papelão, daqueles de rolos de tecidos, podem virar parte de uma charmosa decoração da designer de interiores e de produto Francesca Signori, para essa loja italiana de bolsas. Os nichos das paredes também são de papelão reciclado.
Fonte
Que tal meditar em um banco todo feito de papelão reciclado ? Tudo a ver, não é mesmo ? É o caso desse banco aí de cima.  
Fonte
E olhe que show esse arquiteto japonês fez com os tubos de papelão que os arquitetos de antigamente usavam para guardar os rolos de projetos. Pois o Shigeru Ban não apenas os usou como estrutura, como descobriu como deixa-los mais resistentes de modo que fossem uma alternativa ao concreto (!). Veja AQUI  mais sobre o seu trabalho e propostas. Uma delas a construção de hotéis temporários para a Copa 2016 no Rio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros