8 Tiny cabanas para inspirar sua alma

Imagem
Na esteira das mudanças de anseios pelas quais passa a humanidade, vemos o incremento das chamadas " tiny houses ". Tiny vem do inglês muito pequeno, e assim foram batizaram casas ou cabanas com pouquíssimo espaço e muito aproveitamento. Seja para casas de veraneio, espaço de trabalho ou mesmo para residir, a experiência de viver apenas com o indispensável, parece ser das tendências mais interessantes dos tempos atuais. Até porque contrapõem de maneira bastante enfática toda uma sociedade de excessos em consumo e usos. Separei aqui 8 exemplos de tiny cabanas que são altamente inspiradoras para alimentar essa ideia de forma prática. Muitas delas são vendidas como forma pré-fabricada.  A primeira delas é  aVOID . Com 8 metros quadrados, o jovem arquiteto Leonardo di Chiara projetou uma pequena casa, inspirada em barcos de sua infância.   Pode ser acoplada a um trailer e, por meio de dobragens consegue múltiplas possibilidades de uso. E ainda conta com um mirante/janela na parte

Casa Solar II - SLIDES


Essa casa projetada por uma equipe da Universidade Americana do Cairo AUC ) traz um conceito de sustentabilidade voltado para a cultura e necessidades locais da região.  

Usando células fotovoltaicas e painéis solares, ela enfrenta um dos maiores desafios da região: clima quente e árido. Aproveita a ventilação natural o que já reduz a necessidade de utilização de ar condicionado, aproveita as águas usadas e as recicla para uso na irrigação e banheiros. E utiliza elementos da arquitetura tradicional egípcia como linguagem formal e elemento para regular a luz e calor do sol. Me lembrou aquele prédio em Paris, de umas décadas atrás que usava um sistema semelhante, o Instituto do Mundo Árabe de Jean Nouveul. Os Muxarabi, elementos tradicionais da cultura árabe, são usados reutilizados nesses dois projetos trazendo resultados bastante interessantes.

Mais que tecnologia avançada, esse projeto usa de conceitos milenares de sua cultura para resgatar uma boa Arquitetura sustentável.  

Leia mais sobre esse projeto AQUI
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura