MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Porto - cidades que quero conhecer

O Porto encanta - blog
 A gente sempre nutre simpatias por determinadas cidades que não conhece, mas quer muito conhecer. O Porto em Portugal é uma delas para mim. Na minha primeira viagem a Europa, a porta de entrada era Lisboa. E na verdade rápida passagem, não fosse uma greve de operadores de voo que nos reteve ali por mais horas que esperávamos.  E durante a espera ouvia naquele sotaque lusitano as rotas para OPORTO. Aquele OPorto me soou tão gostoso, meio que parecido com a minha Porto Alegre.
Fonte
Anos depois vim conhecer virtualmente um amigo português: o João  Brogueira.Que vive onde ? No Porto. E que já viveu em Porto Alegre. O João é um expert professor de CAD e uma pessoa super antenada em tecnologias via web. Aprendi com ele vários macetes e sites que uso e abuso. E já criei com essa cidade mais um vínculo que, sempre que conhecemos alguém de algum lugar - e achamos essa pessoa bacana, o lugar onde ela vive ganha um percentual de "bacaneza". 
Fonte
E hoje recebi uma mensagem no Facebook me apresentando um blog : O Porto Encanta 
"....quero convidá-la a conhecer a minha página sobre a cidade do Porto, a irmã portuguesa de Barcelona, porque é referência artistica, de design e arquitetura  e também super cultural. É a Movida Porto." Rita Branco

Rita Branca e o Porto que encanta

Vodaphone
Mas nem tudo é apenas história no Porto. Prédios modernos, bonitos ou não, se mesclam na paisagem da cidade, como esse projeto de Barbosa Guimarães Arquitetos para a sede da Vodaphone.
E eis então essa cidade me chamando. A mim e a várias pessoas. Uma cidade chamada Porto.


Uma cidade chamada Porto ( A city called Porto) from FilmesDaMente on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros