MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Horta doméstica

Design Libero


Estava pesquisando sobre sistemas de horta doméstica e achei uns exemplos bem interessantes que resolvi compartilhar aqui. Como esse sistema rotativo de hidroponia, baseado em um conceito desenvolvido para astronautas terem legumes frescos no espaço. Lógico que um designer ia aproveitar essa descoberta para uma utilidade na vida diária de muitas pessoas. Uma luz central perto das plantas ajuda a reduzir os gastos com iluminação, o efeito gravidade é usado para a produção. Um motor gira as plantas que são abastecidas por um reservatório de água irrigadas também por um motor. 

Design Libero
Do mesmo estúdio de design esse secador de pratos aproveita a água que cai dos mesmos na secagem para irrigar plantas ou uma pequena horta com temperos. Bastante prático. 







Chooileng Design
E esse sistema de peças cerâmicas para plantas e/ou aves foi criado por um designer/sociologo: Chooileng. Ele permite que as peças, incorporadas na construção, possam servir para ornamentar as paredes e ao mesmo tempo servir de ninho aos pássaros. Bastante poético.


E outra ideia genial vem de Portugal com a proposta de sua hort@n@net. O vídeo abaixo explica de forma resumida como funciona: quem não tem espaço, nem tempo ou habilidade para ter uma horta doméstica entra na internet, acessa o site, escolhe um pedaço de terra (pré determinada) e o que vai querer cultivar e estudantes universitários da área preparam a terra e a cultivam, entregando a domicilio os produtos, que são fiscalizados pela pessoa que encomendou via web. Simples, direto e prático. Alguém se habilita a fazer por aqui ? Se já estiverem fazendo me passem o link ?


Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros