Resiliência - capacidade de seguir em frente


Aulete Digital – Palavra do dia: Resiliência 


Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu....Sabem aquela música que fala desses turbilhões que nos acometem algumas vezes na vida ? E mais ainda quando não ligamos para os avisos que Ela nos dá ? Quando ela diz, olha é hora de dar uma parada, dar uma refrescada na cabeça e a gente segue em frente porque não dá para parar ? Ou a gente acha que não dá...


Resiliência é a habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. Na física, é a propriedade de um material retornar à forma ou posição original depois de cessar a tensão incidente sobre o mesmo, determinada pela quantidade de energia devolvida após a deformação elástica. Já na ecologia, resiliência é capacidade de um ecossistema retornar à condição original de equilíbrio após suportar alterações ou perturbações ambientais. Resiliência está associada à ideia de resistir às adversidades e se recuperar (Aulete Digital)


Até que vem um empurrão mais forte que pode ser um revés físico, emocional ou profissional e damos uma bela respirada funda. Pois bem, cada um já lidou com isso alguma vez. Senão, vai lidar. Pois a capacidade de esticarmos a mola interna e voltarmos inteiros e capazes novamente é o que chamamos de resiliência.


Definição do iDicionário Aulete: (re.si.li:ên.ci:a) sf. 1 Fís. Propriedade de um material retornar à forma ou posição original depois de cessar a tensão incidente sobre o mesmo, determinada pela quantidade de energia devolvida após a deformação elástica, ger. medida em percentual da energia recuperada que fornece informações sobre a elasticidade do material. 2 P.ext. Ecol. Capacidade de um ecossistema retornar à condição original de equilíbrio após suportar alterações ou perturbações ambientais. 3 Fig. Habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. [F.: Do lat. resilientia, part. pres. de resilire.]


E aí que reside o poder da mudança. Resistir e voltar. Mas voltar mais sabida, mais  preparada para novas situações, para novos voos. Receita para isso ? Uma delas que aprendi em casa: otimismo. Capacidade de olhar a vida com olhos de bom ver.  Ver além dos problemas, ver a lição que eles trazem. E olhar o que podemos mudar em nós. A vida nos reserva lições e quando mais cedo as aprendermos, sem jogar para os outros a responsabilidade total, mais cedo seremos capazes de sair de situações adversas.


E a presença de amigos. Recebi esses dias um e-mail super legal de um leitor (se ele permitir coloco seu nome aqui) que se preocupou comigo, mesmo sem me conhecer pessoalmente e me relatou sua vida, sua luta e suas vitórias sobre situações complicadas que lhe aconteceram. Esse carinho, vindo de onde nem se espera, mostra que de alguma forma existe uma colheita de sementes que foram lançadas. E mostra que o poder do amor em todas as suas formas sempre será vitorioso. Obrigada.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros