MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Earth Day - Dia da Terra


Earth Day by lenarastein on polyvore.com

Dia da Terra é uma criação recente, ideia de uma senador americano na década de 70. Pensando bem nem deveria ter uma dia especial para se pensar na Terra com carinho, mas como toda data ela tem seus motivos. E o principal é que NÃO estamos pensando com carinho e atenção em nossa GAIA, nossa mãe terra.
Em vários locais do planeta vão acontecer atos de alerta para esse descuido. E atos pró-ativos como o de Porto Alegre.
Dia da Terra- Limpeza da Orla do Iberê
Foto Elenara Stein Leitão - Orla do Iberê
Eu já falei aqui várias vezes sobre o projeto de Alvaro Siza, o Iberê , que é uma das riquezas arquitetônicas de Porto Alegre. Mas a frente dele se descortina outro patrimônio inestimável - a própria orla do Guaíba.
Me recordo de ter visitado uns amigos em um sitio no Lami uns anos atrás e no meio da beleza deslumbrante do lugar, eles foram me mostrar o "presente" que as pessoas davam à natureza: milhares de lixo ! Que iam se depositar lá na orla. Inimagináveis numero de pneus, sofás, sapatos, caixas, etc, etc que entulhavam as margens. Esses amigos promoviam visitas de escolas para mostrar o que acontecia quando se jogava lixo sem cuidado na natureza. Em algum lugar e de alguma forma, ela devolve. 
Foto Elenara Stein Leitão - Orla do Iberê
Pois nesse domingo, Dia da Terra, vai haver esse ato na frente do Iberê. Se quiserem ver como está a orla, cliquem aqui
Fonte
Então mãos a obra ! E lembrem, Dia da Terra é TODO dia.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros