MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Paisagismo comestível

Eu já não sei comer sem buscar meu manjericão fresquinho ali na horta - ops ! na janela da área do meu apartamento. 

E quando a Lucianna do blog As Donna's veio me mandar o link da reportagem sobre paisagismo comestível, me lembrei do quanto podemos fazer em prol de nossa saúde e alimentação saudável em pequenos espaços. E numa pesquisa rápida no Pinterest achei vários exemplos de arranjos super interessantes como esse daqui de baixo que reúne uma variedade bem grande de hortaliças em uma parede relativamente pequena.

Uma sementeira pode ser feita em uma caixa de sorvete usada. Eu aproveito bastante aqui em casa essas caixas: de abrigo de prendedor de roupas a vaso de plantas....E se a proposta for algo mais charmoso, a ideia abaixo cabe como uma luva.

Estou torcendo para que o meu bonsai logo fique assim, carregado....mas como essa laranjeira é bem maior que ele, um vaso pode ser a solução em um canto de jardim. E que tal usar gravetos colhidos do jardim para uma graciosa composição com acelgas ou alfaces ?

 Mais algumas ideias aproveitando paredes. Usar sacos de aniagem ou blocos de cimento que sobraram da reforma pode ser uma ideia.

Palletes ou uma calha comprida também podem guardar todo tipo de temperos, chás ou plantas aromáticas que com certeza vão proporcionar muita satisfação e saúde. Pense nisso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros