Pular para o conteúdo principal

Felicidade tem fábrica ?

Ontem foi um dia super diferente. Viagem vapt-vupt para conhecer algo também muito bacana. A Fábrica da Felicidade. Sim, ela existe e fica em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. É a fábrica da Coca Cola (franquia Andina Brasil)

Um projeto super simpático, dirigido ao público infantil. Infantil ? Na verdade é dirigido à criança que existe em cada um de nós.





A visita começa em uma sala intimista, toda pintada de preto, o que já nos leva a uma ambiente de descobertas. Uma equipe super gentil recebe os visitantes, explicando cada passo, passando filmes, num encaminhamento que busca estimular os sentidos e aguçar a curiosidade.  
A visita prossegue para uma espécie de museu visual coma história da Coca Cola mundial. Uma sala clara, com várias propagandas antigas, e surpresas como esse desenho aí do lado, nos mostram como o produto evoluiu em desenho, embalagem e campanhas.

Um bar tem uma exposição de garrafas antigas.  E eu sou muito fã da garrafa inicial da Coca. Para mim, um dos clássicos de design de embalagens. 

As fotos não retrataram com fidelidade porque a fotografa aqui estava com um iPad novo e ainda não domina o novo equipamento, mas dá para sentir o cuidado e o carinho com que o projeto foi tratado. 

Muitos recursos de áudio visuais, brincadeiras, interação com o público vão levando ao envolvimento da gente. Fiquei imaginando como as crianças deverão gostar. Me lembro que quando adolescente fui numa dessas visitas, que não tinha nada disso, só mostrava a fábrica e para mim foi inesquecível, imagine em um ambiente cheio de surpresas e brincadeiras.

Vários ambientes se sucedem, o dedicado às campanhas do Brasil é todo em vermelho, vibrante e podemos ver um espécie de museu com a primeira envasilhadora da empresa no Brasil (que comparada ao que vimos adiante no interior da fábrica, nos mostra o quanto a tecnologia evoluiu).  
  
E essa foto eu tinha que mostrar ! Cada um de nós tem uma imagem de brindes da Coca Cola e eu me lembro de pequena dessas garrafinhas que eram fantásticas ! Principalmente pelo mistério que encerravam...o que havia dentro delas ! Nossos pais nos proibiam terminantemente de beber o que havia dentro. Até hoje imaginamos os mais variados conteúdos !!! 

E acham que terminou por aqui ???? Não, depois fomos brindados com mais brincadeiras e a visita ao interior da fábrica. Nossa ! Completamente automatizada, passando pelos processos de expandir as garrafas pet, lavagem, envasilhamento, rotulagem, embalagem tudo é um complexo de maquinário onde se vê poucas pessoas. Realmente fantástico.
E uma das coisas mais bacanas também para mim foi a oportunidade de conhecer pessoalmente uma parte dos blogueiros colaboradores do Viva Positivamente da Coca Cola. Cada dia me convenço mais que a Internet pode ser usada como uma grade rede do bem, proporcionando encontros com pessoas e práticas que nos acrescentem. 

E pensam que acabou ? Querem saber o final da visita ? Uma sala com Oficina de Reciclagem...Curiosos ? Essa parte fica para amanhã....

Comentários

  1. Olá Elenara!!
    Para mim foi um prazer poder te conhecer!
    Meus parabéns pela matéria, gostei muito da forma que você festa a matéria, "deixando a cerejinha do bolo para depois" heheh
    Muito legal a visita, adorei cada momento.
    Abraços e espero que nos vejamos em breve!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…