Ideias para tornar a casa mais aconchegante no inverno

Imagem
O frio chega na região sul com a força do inverno. Os dias se tornam mais cinzas, a cerração cobre as manhãs, os gramados se cobrem de geadas. O coração se aperta pelos que nada tem. O inverno é um estágio da natureza, um resguardo para uma nova primavera, nos ciclos que marcam o mundo e as nossas vidas. O mundo se contrai e se expande. E nós com ele. Aos que tem a benção de ter uma casa, coloco abaixo algumas inspirações de como trazer mais aconchego aos lares.   Inverno É tudo o que sinto Viver É sucinto Paulo Leminski Cores e animais trazem sempre um clima de calor aos lares. Hora de colocar mantas , almofadas coloridas, materiais felpudos e muitos locais onde se deixar ficar para curtir uma série, uma música, uma sopa.     Quem vive em regiões mais frias sabe como é difícil acordar e sair debaixo das cobertas. Especialmente quando usamos edredons de penas, muitos travesseiros e deixamos nossos quartos com a cara do aconchego .   Redes no inverno? Sim e com certeza! Um canto especi

Architetcture for Humanity - Escola no Haiti

Muitas pessoas talvez não conheçam o belo trabalho que a organização sem fins lucrativos Architecture for Humanity realiza. Fundada em 1999 vem reunindo milhares de profissionais em todo mundo numa missão de construir um mundo mais sustentável através de um projeto mais inclusivo que promove grandes mudanças nas comunidades onde atua, segundo o site da organização, objetivando : 

"• Reduzir a pobreza e proporcionar o acesso à água, saneamento, energia e serviços essenciais 
• Trazer abrigo seguro para as comunidades propensas a desastres e as populações deslocadas 
• Reconstrução da comunidade e criação de espaços neutros para o diálogo no pós- áreas de conflito 
• Atenuar os efeitos da rápida urbanização em assentamentos não planejados 
• Criação de espaços para atender às necessidades das pessoas com deficiência e outras populações em risco 
• Reduzir a pegada do ambiente construído e combate às alterações climáticas"
Foi criada uma Rede Aberta de Arquitetura onde os arquitetos e demais pessoas envolvidas possam compartilhar seus projetos e conhecimentos.  
Um belo exemplo dessa cooperação é essa escola que foi construída no Haiti que, como todos sabem, é um pais que atravessa uma série de problemas sociais, agravados por um terremoto a poucos anos o que faz com que os condicionantes desse projeto sejam bastante peculiares: segurança contra seres humanos, meio ambiente e desastres naturais, necessidade de luz e ventilação, baixo custo e uso de materiais locais. Amplas aberturas nos telhados e paredes permitiram que houvesse uma constante troca de ar e uma iluminação eficiente. Essas aberturas foram protegidas com telas de bambu, a estrutura do telhado foi feita com material disponível e que resultou numa forma bem legal e estruturalmente pensada para ser segura em qualquer abalo natural. Pedras de um rio próximo foram usadas nas paredes, reforçando a identidade com o local. As sombras das árvores foram aproveitadas na criação de um jardim de encontros para os estudantes, sendo as pedras do rio utilizadas na estrutura dos muros.   

Belo exemplo de união em prol de uma comunidade carente que pode assim contar com um espaço bonito, bem projetado e que lhes resgate a dignidade. No site da entidade mais exemplos de trabalhos realizados e em andamento ao redor do mundo.
Fonte http://architecturenimuforhumanity.org

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros