MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Vic vê a rua - móvel para pet

A Vic é essa gracinha que mora em um apartamento de Porto Alegre e precisava de um espaço legal para ver a rua, que é linda e cheia de árvores. E como ela não conseguia saltar para a mesa que havia no local, precisava também de um meio de acesso que fosse seguro. E lógico que bonito. Para isso nós existem arquitetos: para dar uma resposta funcional e bela.

Desafio proposto. Solução pensada e aceita. Uma escada que ao mesmo tempo pode se transformar em uma estante para a TV e que compõem com o espaço da sala de estar da Vic. 
Essa semana fui fotografar o móvel pronto e pude ver como a Vic gostou do seu móvel. Ela sobe e desce toda faceira e usa o patamar não apenas para ver a rua,mas também quando quer um afago mais intenso.


Esse foi um projeto que me deu muita satisfação. Foi uma solução bem criativa que se harmonizou com o ambiente, atendeu bem ao problema proposto, acrescentou espaço de gavetas e aparelhagem de som, não atrapalhou a chegada das pessoas na janela, usou madeira de demolição. E fez a Vic feliz !  


Projeto e fotos : Arq. Elenara Stein Leitão - direitos autorais reservados
Execução Móveis Zaloarte Marcenaria 

Comentários

  1. É pra ver a rua e os donos chegando.

    Uma Linda Tarde!

    ResponderExcluir
  2. Em se tratando de nossos pet, tenho dúvidas de quem é o dono de quem...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não é surpreendente como pode ser tão gratificante trabalhar para um cachorro?

    A vivência na nossa profissão oferece experiências únicas...

    São coisas assim, muitas vezes até vivenciadas por outros, como é o caso deste relato, que alimentam minha paixão pela arte!

    Parabéns Elenara! Ainda por cima, o móvel ficou bom demais, a solução carrega tua assinatura e qualidade de sempre.

    Oscar Müller

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Oscar,

    Vindo de ti, um elogio me enche de satisfação.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeei seu blog
    No comecinho do meu postei uma casa totalmente pensada para a movimentação dos gatinhos e cachorros...muiuto legal..tipo dessa mesmo.
    Hoje em dias, cada vez mais as pessoas tem seus bichinhos em casa. Eu tenho quatro.rs
    Bjus
    Paula Kasas
    www.paulakasas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula,

    Eu tenho aqui também vários posts sobre gatos, casas adaptadas para eles, são minha paixão. Tenho agora uma em casa, já mostrei aqui sua Eco house...rss

    Esses bichinhos enchem nossa vida de alegria, não é mesmo ?
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros