MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Sistema que economiza água no banho

Nesse meu período de internação no hospital, como acompanhante de minha mãe, uma coisa me irritava particularmente : a hora do banho. Era um desperdício de água enorme ! O chuveiro, que deve ser de caldeira, levava horas para esquentar. E quando esquentava, pelava ! E para esfriar demorava mais um tempão. Os técnicos de enfermagem costumam ligar o chuveiro, deixar caindo aquele monte de água e daí buscar o paciente que não pode ficar esperando no frio que a água fique na temperatura correta...Deixei sugestão no hospital para checarem essa questão que deve gerar um baita consumo.


http://www.sustentup.org

E esse semana fiquei sabendo desse sistema que foi desenvolvido por dois estudantes gaúchos, o Cleiton Spaniol e o Fernando Cantarelli, que bolaram um sistema simples que ajuda a evitar esse problema ainda quando estudavam em uma escola técnica aqui no RS. 

E hoje, no curso de Engenharia de Produção da UFRGS, o Spaniol vem aperfeiçoando essa solução que é bem simples: usar uma válvula com duas saídas que, ligadas a um termostato, só deixa que a água saia quando está quente ! O sistema se chama Sirag (Sistema de Redirecionamento de água em aquecedores de gás de passagem). E foi um dos vencedores do Prêmio Odebrecht para o desenvolvimento Sustentável em 2009. Abaixo uma foto do projeto ainda do tempo da escola técnica.  

Talvez a solução para o caso mais complexo como o do hospital não seja assim tão fácil, mas que tem que ser resolvido, tem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros