5 de out de 2011

Sistema que economiza água no banho

Nesse meu período de internação no hospital, como acompanhante de minha mãe, uma coisa me irritava particularmente : a hora do banho. Era um desperdício de água enorme ! O chuveiro, que deve ser de caldeira, levava horas para esquentar. E quando esquentava, pelava ! E para esfriar demorava mais um tempão. Os técnicos de enfermagem costumam ligar o chuveiro, deixar caindo aquele monte de água e daí buscar o paciente que não pode ficar esperando no frio que a água fique na temperatura correta...Deixei sugestão no hospital para checarem essa questão que deve gerar um baita consumo.


http://www.sustentup.org

E esse semana fiquei sabendo desse sistema que foi desenvolvido por dois estudantes gaúchos, o Cleiton Spaniol e o Fernando Cantarelli, que bolaram um sistema simples que ajuda a evitar esse problema ainda quando estudavam em uma escola técnica aqui no RS. 

E hoje, no curso de Engenharia de Produção da UFRGS, o Spaniol vem aperfeiçoando essa solução que é bem simples: usar uma válvula com duas saídas que, ligadas a um termostato, só deixa que a água saia quando está quente ! O sistema se chama Sirag (Sistema de Redirecionamento de água em aquecedores de gás de passagem). E foi um dos vencedores do Prêmio Odebrecht para o desenvolvimento Sustentável em 2009. Abaixo uma foto do projeto ainda do tempo da escola técnica.  

Talvez a solução para o caso mais complexo como o do hospital não seja assim tão fácil, mas que tem que ser resolvido, tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós !