Sistema que economiza água no banho

Nesse meu período de internação no hospital, como acompanhante de minha mãe, uma coisa me irritava particularmente : a hora do banho. Era um desperdício de água enorme ! O chuveiro, que deve ser de caldeira, levava horas para esquentar. E quando esquentava, pelava ! E para esfriar demorava mais um tempão. Os técnicos de enfermagem costumam ligar o chuveiro, deixar caindo aquele monte de água e daí buscar o paciente que não pode ficar esperando no frio que a água fique na temperatura correta...Deixei sugestão no hospital para checarem essa questão que deve gerar um baita consumo.


http://www.sustentup.org

E esse semana fiquei sabendo desse sistema que foi desenvolvido por dois estudantes gaúchos, o Cleiton Spaniol e o Fernando Cantarelli, que bolaram um sistema simples que ajuda a evitar esse problema ainda quando estudavam em uma escola técnica aqui no RS. 

E hoje, no curso de Engenharia de Produção da UFRGS, o Spaniol vem aperfeiçoando essa solução que é bem simples: usar uma válvula com duas saídas que, ligadas a um termostato, só deixa que a água saia quando está quente ! O sistema se chama Sirag (Sistema de Redirecionamento de água em aquecedores de gás de passagem). E foi um dos vencedores do Prêmio Odebrecht para o desenvolvimento Sustentável em 2009. Abaixo uma foto do projeto ainda do tempo da escola técnica.  

Talvez a solução para o caso mais complexo como o do hospital não seja assim tão fácil, mas que tem que ser resolvido, tem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros