MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Restaurante temporário sustentável



Gosto muito de propostas que sejam coerentes e tenham uma bagagem conceitual sólida. O que parece ser o caso desse projeto que envolve comida e arquitetura sustentáveis e que quer disseminar que boas práticas podem- e devem - ser realizadas para aumentar nosso bem estar.

O Joost Greenhouse  é uma proposta de restaurante temporário que promove técnicas de construção e processos operacionais sustentáveis e que foi inaugurado em Melbourne, Austrália, no inicio de 2011. A ideia é que mantenha sua linha básica na tournée por várias cidades do mundo, sofrendo as adaptações que os locais exijam.  

Pelas fotos já dá para ver que os materiais usados são caixas de embalagens e de transporte, que são forradas de palha e recebem plantações de morangos, batatas, plantas que são usadas no cardápio do restaurante.


Os cuidados com a construção e projeto fazem com que os banheiros usem um sistema onde a água usada para lavar as mãos é usada para a descarga do vaso, as cadeiras são recicladas de sinais antigos de trânsito.


Alguns talvez tenham um estranhamento com as formas, mas ele é instigante justo por isso. Mostra que quase nada precisa ser jogado fora para que se tenha um espaço interessante e criativo dentro das cidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros