MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Reciclagem de propaganda em forma de produtos

Hoje fui na Expoacabamentos aqui em Porto Alegre e fiquei feliz ao ver vários produtos de cunho sustentável, usando produtos reciclados e se preocupando com o meio ambiente. De feira para feira dá para notar a evolução da oferta desses produtos. Vou escrever depois sobre alguns que me chamaram a atenção. 

Mas hoje vou falar de uma iniciativa bem bacana de uma empresa de  impressão de propagandas, a Krim Bureau Brasil. Sabendo que o produto plástico usado pelas empresas em forma de plásticos e lonas demora centenas de anos para se decompor eles reciclam seu material, segundo seu site,  em forma de produtos ecológicos personalizados que são produzidos artesanalmente por cooperativas de trabalhadores, costureiras, micro empresários, pessoas com necessidades especiais. E além disso ainda mantém um posto de coleta de lonas pós consumo, estimulando que mais pessoas possam contribuir para a reciclagem.

Abaixo uma pequena amostra do que estava exposto na feira em forma de bolsas super descoladas, almofadas belíssimas, bancos hiper coloridos, todos os produtos com o maior bom gosto. Um belo exemplo de empresa que faz e recicla o que faz. 

E de quebra estavam mostrando uma máquina que está estreando que faz esses trabalhos de recorte nos materiais, muito bacana de verdade. Ela recorta sobre uma imagem com perfeição, valorizando o material e criando efeitos inusitados. Já estou imaginando o que dá para criar com esse maquinário. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros