MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Ideias para aproveitamento de garagens

Esses dias num comentário, minha amiga Noeli me pediu sugestões de garagens. Dicas de organização de espaços para esses espaços. Fui dar uma conferida na web para reunir alguns exemplos do que fazer.


Em primeiro lugar analisar o espaço da garagem. Em geral elas são do tamanho exato dos carros e são o depósito da casa. Então o mais básico dos conselhos: organização. Veja se tudo o que está lá, é necessário. Ou se não seria o caso de fazer uma garage sale com o que pode ser descartado.


Se ela é um espaço fechado, convém olhar a cor. Cores claras e iluminação ajudam bastante. Um piso fácil de limpar, principalmente eventuais manchas de óleo, também. O ideal é que o espaço seja amplamente  ventilado. Se houver possibilidade estrutural, uma ideia é unir o espaço à casa e transforma-lo em mais um espaço de lazer.  
Fonte
 E se a preocupação é com um espaço para trabalhos manuais, é bom pensar em materiais práticos, com uma boa bancada e onde os materiais possam ser facilmente acháveis. Uma ideia é pintar o contorno deles em uma chapa de mdf. Existem várias maneiras de organização e abaixo mostro dois deles. Se não quiser que nada apareça, use portas de correr no exemplo lá de baixo e coloque uns adesivos legais na frente.        

Fonte

 Outra opção, um pouco mais onerosa, é usar um elevador como esse daí de baixo e ter um espaço a mais no jardim... 

Fonte
Mas a ideia que achei mais criativa nessa pesquisa foi a abaixo do Arq. Renato Malki. Fazer com que os espaços sejam versáteis usando móveis com rodízios. Assim como nas casas japonesas, onde os espaços se transformam com móveis que podem ser deslocados, aqui podem existir um escritório e uma garagem no mesmo espaço pela simples movimentação dos mesmos.   
Projeto Arquiteto Renato Malki

Projeto Arquiteto Renato Malki


Comentários

  1. Oi amiga,

    Estava com problemas com a Internet.

    Muito obrigada por atender o meu pedido.

    Gostei bastante da ideia das portas de correr.Tem muitas ferramentas que são valiosas e não precisam ficar à mostra.

    Uma Excelente Semana!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros