MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Pequenos espaços grandes ideias - "Apertamentos"

Achei essas belas sugestões de organizar vários pequenos espaços em nossos modernos apertamentos e achei justo compartilhar com os amigos do ARQUITETANDO IDEIAS. São detalhes que ganham espaço, e fogem da mesmice das concepções de ambientação que vemos por aí. 


A primeira delas tem muito a ver com uma entrevista que estava lendo ontem e falava sobre tendências do morar. Uma dessas seria o fim dos lofts como os vemos hoje e a eleição de três grandes ambientes: cozinha com o seu vir a receber amigos, o dormitório como palco de trabalho e lazer compartilhado e o SPA banho. 
E que os móveis da sala poderiam vir a ser espalhados por esses ambientes, como nesse caso em que uma cadeira Philippe Starck  está estrategicamente colocada no banheiro. Reparem que um banquinho faz as vezes de mesa de cabeceira e uma estratégica prateleira em gesso guarda quadros e outros objetos de adorno e utilidade.

Um recurso muito usado para aumentar ambientes é usar o branco. E no caso dessa cozinha, o espaço de refeições é aproveitado no prolongamento do tampo, fazendo com que esse tenha uma dupla utilidade já que pode servir de preparo de refeições, o que sempre é precário em pequenas cozinhas. Reparem também que os objetos são bastante coloridos dando um toque de alegria na cozinha monocromática. 











Nesse pequeno dormitório foram usados dois recursos: cor e pequenas prateleiras que podem de ser de mdf ou gesso. A cor serve também para demarcar a cabeceira da cama. E a colorida colcha quebra a sisudez do cinza e branco das paredes, trazendo frescor e juventude ao ambiente. Uma solução barata e muito criativa com um belo resultado final.












E essa cozinha com portas dobráveis une a sala e ao mesmo tempo a preserva quando necessário.


ideias vistas no site da Marie Claire Maison

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros