Para quem a sustentabilidade que tanto queremos ?

Já é tema de estudo a gentileza urbana. As pequenas atenções e gestos que fazem com que a vida nas cidades e entre as pessoas seja mais civilizada ...e gostosa. Porque se fala tanto em sustentabilidade, em como não agredir a natureza e manter vivo o planeta e pouco se discute a sustentabilidade das relações humanas. 


GentilezaQuando saio na rua e não respeito faixas de segurança e nem placas de PARE. Quando jogo fora meu lixo na rua, quando não uso as palavrinhas mágicas: por favor, obrigada, desculpe, por obséquio (essas aprendi com o meu pai). ou mesmo quando sou toda verde por fora, mas não trato as pessoas com o mesmo respeito com que trato as questões ambientais. Quando me preocupo mais com o ambiente do que com quem vai morar nele.

Sustentabilidade também inclui gentileza urbana e privada. E essa se faz de presença, de gestos de carinho. De desligar das redes sociais e dos amigos virtuais e conviver com a família real e os amigos de carne e osso. De curtir momentos como os que vivi hoje, de ouvir meu pai de 90 anos ler um capítulo de um livro sobre Gentileza, arte da qual é mestre, e ficarmos comentando, como nas velhas rodas de leitura que minha mãe conta ter existido em sua casa quando pequena. E na nossa também. Todos ao redor de uma mesa, ou de uma cadeira escutando fascinados a leitura de um livro e imaginando aquele universo que ali se desenrolava.


E então nos perguntamos: onde estão esses momentos de gentileza diários ? Para quem a sustentabilidade que tanto queremos ?

Comentários

  1. Bom dia!
    Elenara, que gentileza a sua, com um texto que me fez sorrir pelas palavras que também estão dentro do que carrego como forma de interagir com o mundo.
    Obrigada!
    Bom fim de semana.

    Anny.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ! Tuas palavras iluminaram minha manhã de domingo.
    beijos
    Elenara

    ResponderExcluir
  3. Sustentabilidade: Queremos salvar o meio ambiente DOS humanos ou PARA os humanos?

    ResponderExcluir
  4. Olá Elenara!
    Fiquei realmente muito feliz em ler seu post e ver que há pessoas como você que ainda se preocupam com a gentileza e os valores nobres da vida! Seu post resume a idéia principal do nosso projeto Sustentabilidade de Vida - http://www.sustentabilidadedevida.com/ - que a convido a visitar e participar! Do nosso ponto de vista, não é possível que haja a sustentabilidade ambiental se não houver antes uma sustentabilidade humana. Precisamos espalhar essa idéia. Fique com Deus. Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Que bacana Claudia !

    Com certeza já estou seguindo o teu site e vou olhar com calma o teu projeto. Acredito realmente que temos que focar no global e isso inclui o ser humano. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros