Pular para o conteúdo principal

A rua mais bonita do mundo

Faz parte da modéstia Porto Alegrense se referir à Rua Gonçalo de Carvalho como a rua mais bonita do mundo, com seu túnel formado por árvores verdes. E eu a vejo da minha janela, como podem ver na foto abaixo. Fica no bairro Independência em Porto Alegre.


Ela foi decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre em 2006 e eleita como "uma das cinco melhores ruas para se viver em Porto Alegre, em 2004. Seus moradores lutam para que ela não se descaracterize (vejam AQUI ). 




Foto Elenara Stein Leitão
Porto Alegre é uma cidade com ilhas de verde por alguns lugares e eles são um  verdadeiro tesouro para a cidade e seus habitantes. Andar por uma rua como a Gonçalo de Carvalho é como entrar num oásis de paz e ar mais puro no meio do burburinho da cidade. 

Fotos Amigos da Rua

Foto Amigos da Rua

Fotos Amigos da Rua
Foto de Ricardo Stricher / PMPA

Fotos Amigos da Rua

Comentários

  1. Verde que te quero verde, à Lorca.

    Um Lindo Fim de Semana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Elenara, na realidade quem chamou pela primeira vez a Gonçalo de Carvalho de "A Rua Mais Bonita do Mundo" foi o Blog português "A Sombra Verde", que a descobriu no Blog catalão "Amics Arbres-Arbres Amics".
    Nós gostamos muito disso, especialmente pelo fato do administrador do blog português (um professor de biologia)ter mandado um e-mail explicando que foi pela beleza da rua e pela luta dos que a defenderam, que ele assim a chamou.
    Em tempo: as fotos da rua tiradas do Hospital Moinhos de Vento (de cima) é que são do Ricardo Stricher, fotógrafo da prefeitura, as outras são dos "Amigos da Rua".

    ResponderExcluir
  3. Nô,

    Bela lembrança. Lorca era um poeta lutador. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Prazer em receber um comentário dos Amigos da Rua. Adoro a Gonçalo de Carvalho e sempre que passo por ela, seja de carro ou a pé, sinto como se realmente entrasse num túnel verde. Uma prima, que já não mora aqui faz tempo, me perguntou se ainda existem macacos nas árvores...e nunca vi nenhum ou ouvi falar disso. Vou pesquisar.
    Admiro e apoio a luta de vocês para manter esse patrimônio da cidade. Já corrigi a autoria das fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Oliveira Jr !

    Venha a Porto Alegre conhecer...
    Prazer em ter teu comentário aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Vera Beatriz de Barros Moreau15 de agosto de 2011 19:53

    É belísssima mesmo, embora eu seja suspeita, pois ESCOLHI a Gonçalo de Carvalho para morar!!! Aqui escuto o canto dos pássaros, sinto o cheiro das flores e, ao abrir a porta do prédio, a natureza me brinda com todo o seu esplendor: árvores que formam um túnel, por onde transito com a alma em festa!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois somos privilegiadas, não é mesmo Vera Beatriz. Tu que moras na Gonçalo e eu que vejo esse panorama lindo de minha janela, como vês na primeira foto. E parabéns a todos os lutadores para que ela continue sendo esse belo túnel verde que é.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  8. Já havia visto fotos e menção a esta rua em outra oportunidade, mas não sabia que era tão linda assim. Acredito que a luta dos moradores para que ela seja desta forma e assim continue, passa pela luta contra as empresas de energia elétrica e outras, que teimam em "podar" o que as árvores tem de mais bonito, sua linda ramagem verde. Eles as deixam "aleijadas"! Aqui em Curitiba vemos coisas que nos deixam indignados, já que moramos na Capital Ecológica, como apregoa nossa municipalidade. E com razão!

    Carlos Eugenio Garcia

    ResponderExcluir
  9. Também Carlos (adorei ter teu comentário aqui)
    Mas também inclui luta para que ampliações de estabelecimentos comerciais não a descaracterizem com trânsito mais intenso, entre outras coisas.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  10. Eu, aqui de longinho, brindo à rua!! Linda, linda, linda!

    ResponderExcluir
  11. Que bom ! Nós todos brindamos e tomara mais ruas lindas assim se espalhem pelo planeta, seguindo o exemplo dos moradores da Gonçalo de Carvalho que plantaram as árvores e as cuidam com carinho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. AMO GENTE ! AMO MUUUUUUUUUUUUUITO GENTE que valoriza , admira, faz acontecer por VERDE ÁRVORES NATUREZA ou , por BONITOS!!!! A educação só vlolta a ser EDUCAÇÃO , agora, quase falida, quando os pequenos forem levados a andar, cuidar, plantar, zelar AMAR a NATUREZA ! Este é o CAMINHO mais eficaz e BONITO! e educa , COM CERTEZA! bjs., lilian bauer Gaucha de coração, Brasiliense por opção de clima e amor à cidade!

    ResponderExcluir
  13. Lilian,

    Já morei em Brasilia nos anos 70 e amo essa cidade ! Tenho por aí vários parentes e grandes amigos. Concordo integralmente contigo, educação sempre, educar para conservar, para plantar e amar a natureza. Grande abraço, volte sempre

    Elenara

    ResponderExcluir
  14. Noossa, encontrei este blog procurando arquitetura com bambu.
    Foi na Gonçalo de Carvalho que a Cooperativa COOLMÉIA se fez conhecida e desceu para a João Teles, nos anos 80. A Rua é, realmente, deslumbrante, fresquinha, convidando ao prazer com a Natureza em uma cidade grande. Roberto Burle Marx já antevia a necessidade do PAISAGISMO que tra o ser humano para a Natureza. Onde encontro bambu para construção em Porto Alegre?
    Escrevo de lugar preservadíssimo: Alto Paraíso de Goiás.
    Me escreva, sim?
    claudia@lulk.in (é assim mesmo!)
    sou nutricionista, ambientalista e com sonhos de paisagista alimentar.....

    ResponderExcluir
  15. Oi Claudia !

    Morei em Brasilia muitos anos e sei como Goiás tem desses paraísos ecológicos. Paisagista alimentar ? Como seria isso ? Fiquei super interessada.
    E a Gonçalo é uma rua tão famosa assim, nãos ó por ser belíssima e trazer esse frescor para quem passeia por ela, mas por ter uma população aguerrida que a preserva com coragem e carinho.
    Vou escrever sim
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Refúgio que caiba nos sonhos

“Aonde fica a saída?", Perguntou Alice ao gato que ria. ”Depende”, respondeu o gato. ”De quê?”, replicou Alice; ”Depende de para onde você quer ir...”
Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll
Refúgio mais que nunca necessário em tempos de doenças de fora e de dentro. Tanto para compreender, tanto para administrar, talvez em poucos tempos dos últimos, se viveu com tantos senões. Talvez explique a vontade ou a desvontade de fazer e acontecer.
Arquiteturar é paixão como poucas coisas que me aconteceram na vida. Arquiteturar refúgios talvez seja premente. Repensar espaços de com viver.
De metragens não se precisa muito. O suficiente para caber sonhos e poucas necessidades materiais. Livros, poucas roupas, uma adega para vinhos e muito espaço para sonhar e criar. Se for um pouco acima do solo, tanto melhor. Nunca se sabe quando a natureza pode nos brindar em serpentes ou enchentes.

Um cantinho para ler, comer e tomar café, parando de quando em vez , para olhar as nuvens que formam objetos…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…