Pular para o conteúdo principal

A rua mais bonita do mundo

Faz parte da modéstia Porto Alegrense se referir à Rua Gonçalo de Carvalho como a rua mais bonita do mundo, com seu túnel formado por árvores verdes. E eu a vejo da minha janela, como podem ver na foto abaixo. Fica no bairro Independência em Porto Alegre.


Ela foi decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre em 2006 e eleita como "uma das cinco melhores ruas para se viver em Porto Alegre, em 2004. Seus moradores lutam para que ela não se descaracterize (vejam AQUI ). 




Foto Elenara Stein Leitão
Porto Alegre é uma cidade com ilhas de verde por alguns lugares e eles são um  verdadeiro tesouro para a cidade e seus habitantes. Andar por uma rua como a Gonçalo de Carvalho é como entrar num oásis de paz e ar mais puro no meio do burburinho da cidade. 

Fotos Amigos da Rua

Foto Amigos da Rua

Fotos Amigos da Rua
Foto de Ricardo Stricher / PMPA

Fotos Amigos da Rua

Comentários

  1. Verde que te quero verde, à Lorca.

    Um Lindo Fim de Semana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Elenara, na realidade quem chamou pela primeira vez a Gonçalo de Carvalho de "A Rua Mais Bonita do Mundo" foi o Blog português "A Sombra Verde", que a descobriu no Blog catalão "Amics Arbres-Arbres Amics".
    Nós gostamos muito disso, especialmente pelo fato do administrador do blog português (um professor de biologia)ter mandado um e-mail explicando que foi pela beleza da rua e pela luta dos que a defenderam, que ele assim a chamou.
    Em tempo: as fotos da rua tiradas do Hospital Moinhos de Vento (de cima) é que são do Ricardo Stricher, fotógrafo da prefeitura, as outras são dos "Amigos da Rua".

    ResponderExcluir
  3. Nô,

    Bela lembrança. Lorca era um poeta lutador. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Prazer em receber um comentário dos Amigos da Rua. Adoro a Gonçalo de Carvalho e sempre que passo por ela, seja de carro ou a pé, sinto como se realmente entrasse num túnel verde. Uma prima, que já não mora aqui faz tempo, me perguntou se ainda existem macacos nas árvores...e nunca vi nenhum ou ouvi falar disso. Vou pesquisar.
    Admiro e apoio a luta de vocês para manter esse patrimônio da cidade. Já corrigi a autoria das fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Oliveira Jr !

    Venha a Porto Alegre conhecer...
    Prazer em ter teu comentário aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Vera Beatriz de Barros Moreau15 de agosto de 2011 19:53

    É belísssima mesmo, embora eu seja suspeita, pois ESCOLHI a Gonçalo de Carvalho para morar!!! Aqui escuto o canto dos pássaros, sinto o cheiro das flores e, ao abrir a porta do prédio, a natureza me brinda com todo o seu esplendor: árvores que formam um túnel, por onde transito com a alma em festa!!!

    ResponderExcluir
  7. Pois somos privilegiadas, não é mesmo Vera Beatriz. Tu que moras na Gonçalo e eu que vejo esse panorama lindo de minha janela, como vês na primeira foto. E parabéns a todos os lutadores para que ela continue sendo esse belo túnel verde que é.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  8. Já havia visto fotos e menção a esta rua em outra oportunidade, mas não sabia que era tão linda assim. Acredito que a luta dos moradores para que ela seja desta forma e assim continue, passa pela luta contra as empresas de energia elétrica e outras, que teimam em "podar" o que as árvores tem de mais bonito, sua linda ramagem verde. Eles as deixam "aleijadas"! Aqui em Curitiba vemos coisas que nos deixam indignados, já que moramos na Capital Ecológica, como apregoa nossa municipalidade. E com razão!

    Carlos Eugenio Garcia

    ResponderExcluir
  9. Também Carlos (adorei ter teu comentário aqui)
    Mas também inclui luta para que ampliações de estabelecimentos comerciais não a descaracterizem com trânsito mais intenso, entre outras coisas.
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  10. Eu, aqui de longinho, brindo à rua!! Linda, linda, linda!

    ResponderExcluir
  11. Que bom ! Nós todos brindamos e tomara mais ruas lindas assim se espalhem pelo planeta, seguindo o exemplo dos moradores da Gonçalo de Carvalho que plantaram as árvores e as cuidam com carinho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. AMO GENTE ! AMO MUUUUUUUUUUUUUITO GENTE que valoriza , admira, faz acontecer por VERDE ÁRVORES NATUREZA ou , por BONITOS!!!! A educação só vlolta a ser EDUCAÇÃO , agora, quase falida, quando os pequenos forem levados a andar, cuidar, plantar, zelar AMAR a NATUREZA ! Este é o CAMINHO mais eficaz e BONITO! e educa , COM CERTEZA! bjs., lilian bauer Gaucha de coração, Brasiliense por opção de clima e amor à cidade!

    ResponderExcluir
  13. Lilian,

    Já morei em Brasilia nos anos 70 e amo essa cidade ! Tenho por aí vários parentes e grandes amigos. Concordo integralmente contigo, educação sempre, educar para conservar, para plantar e amar a natureza. Grande abraço, volte sempre

    Elenara

    ResponderExcluir
  14. Noossa, encontrei este blog procurando arquitetura com bambu.
    Foi na Gonçalo de Carvalho que a Cooperativa COOLMÉIA se fez conhecida e desceu para a João Teles, nos anos 80. A Rua é, realmente, deslumbrante, fresquinha, convidando ao prazer com a Natureza em uma cidade grande. Roberto Burle Marx já antevia a necessidade do PAISAGISMO que tra o ser humano para a Natureza. Onde encontro bambu para construção em Porto Alegre?
    Escrevo de lugar preservadíssimo: Alto Paraíso de Goiás.
    Me escreva, sim?
    claudia@lulk.in (é assim mesmo!)
    sou nutricionista, ambientalista e com sonhos de paisagista alimentar.....

    ResponderExcluir
  15. Oi Claudia !

    Morei em Brasilia muitos anos e sei como Goiás tem desses paraísos ecológicos. Paisagista alimentar ? Como seria isso ? Fiquei super interessada.
    E a Gonçalo é uma rua tão famosa assim, nãos ó por ser belíssima e trazer esse frescor para quem passeia por ela, mas por ter uma população aguerrida que a preserva com coragem e carinho.
    Vou escrever sim
    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…

Robôs no lugar de operários na construção civil. Não é futuro

Ao ler uma reportagem sobre os canteiros de obras sem operários e sobre as inovações na execução na construção civil, não posso deixar de lembrar da célebre foto de Charles C. Ebbets de 1932. Operários comendo tranquilamente sobre uma viga no 69º andar das obras do GE Building, em Nova York. Montagem (o que parece não ser) ou verdade, a imagem nos dá calafrios ao imaginar construções sem o mínimo aparato de segurança. 

Pensar que, menos de cem anos depois desta foto, estaremos debatendo não apenas construções mais gigantescas que as do início do século XX, mas a utilização de aparatos de robotização em projetos e execução que saem cada vez mais do campo da ficção para a realidade.

Contar com drones nos canteiros de obras, conectados à tablets ou smartphones, não apenas facilita como agiliza os serviços que antes contavam apenas com trabalho humano braçal. E muitas vezes com a sorte já que se localizam em locais mais inacessíveis ao olhar.
Segundo o artigo citado no primeiro parágrafo, &q…

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.