MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Deu branco II

Já falei aqui sobre esse hiato que dá na gente - o BRANCO TOTAL. Ele é recorrente de tempos em tempos e sempre chega carregado de ansiedade. Até porque o sentimos em épocas em que precisamos muito produzir. E nada. A gente olha a tela do computador ou a folha em branco. E nada. Isso quando as ideias não se embaralham e nada sai de novo....


Nessas horas é bom lembrar da sustentabilidade. Reduzir. Re-usar. Reciclar


REDUZIR - sim, nas horas do branco é bom lembrar de descarregar o cérebro. Ele deve estar entulhado de pensamentos, tarefas e coisas que ocupam espaço das mais importantes. Ou prioritárias. Então é sempre bom jogar para fora. Deixar sair. Como ? Pegue um papel (as costas de um usado ou de uma propaganda que você não pediu servem) e faça uma lista das coisas que estão na cabeá, sem normas. Apenas faça. Deixe a nuvem sair. Depois largue num canto e vá tomar um copo d'água ou um café. Depois de um tempo, olhe a lista e com lápis de cor vá sublinhando conforme suas prioridades. vai ver que vão sair umas ideias novas no meio da barafunda...E depois jogue fora o que não interessa. 


RE-USAR: Folheie trabalhos antigos, leia artigos passados, se inspire em coisas que já fez. Quem sabe não dá para aproveitar algo que já fez com uma pinceladinha aqui e ali ? 


RECICLAR : Recicle modos de vida, recicle ideias, recicle o modo de se divertir. Brinque, ria. Apague o computador e dê um telefonema. Dê um abraço, faça um carinho. Lembre que você é gente e que a troca é que sustenta as relações. Mostre que você é uma pessoa preocupada com uma espécie quase em extinção : gente que sente e se preocupa.


E depois disso tudo, garanto que você nem vai estar preocupado com o branco. Sua vida vai voltar a ter cores.

Comentários

  1. E faça-se a Luz.

    As cores só existem por causa da luz, isso foi dito por um professor de Arte da ESPM.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Grande Elenara!

    Que belo texto! Curto e effetivo, faz a gente perceber como as verdades se aplicam em todas as situações.

    Oscar Müller

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Nô e Oscar,

    é bom saber que o branco rende alguma coisa. Prá gente ver que as vezes basta um olhar diferenciado que as soluções aparecem..

    Abraços

    Elenara

    ResponderExcluir
  4. Se todo branco fosse igual ao seu...
    Adorei as dicas.
    Vc é mesmo uma Arquiteta de idéias!
    Prabéns!

    Anny

    ResponderExcluir
  5. Poxa, obrigada Anny !
    Mas repito que tudo é uma questão de olhar com novo enfoque. Beijos

    ResponderExcluir
  6. SHOW!!!
    Realmente tem hora que tudo trava. Eu como bom e típico Garfield busco dormir nesses momentos, mas nem sempre é possível né??? E essas suas dicas valem ouro. Já apliquei em algumas ocasiões e sempre dão certo.
    Vou "controlcevezar" pro meu blog ok???
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Pode sim Paulo, com certeza, é para espalhar mesmo.

    Abraços

    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros