MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Tendência de inovação na Construção Civil - Projetos

arki
  • Associação de escritórios/ parcerias. 
  • Maior competitividade levando a maior profissionalização da profissão. 
  • Necessidade da categoria de redefinir o seu papel dentro da cadeia produtiva, com maior parceria Arq./construtoras/incorporadoras. 
  • Ocupar mais espaços com o oferecimento de seu potencial de trabalho.
  • Incremento da informática levando à alterações na no processo de concepção do projeto. Maior rapidez nos fluxos de trabalho e maior agilidade na troca de informações entre projetistas.(Redes servindo como impulsionadores de rapidez e agilidade por possibilitarem respostas simultâneas projetos/obra, projetista arquitetônico/complementares)
  • Possibilidade do cliente visualizar seu projeto com maior realidade, agilizando a percepção e evitando retrabalhos e perdas de tempo no processo. Talvez uma das inovações mais importantes em termos de agilidade do processo final, pois é normal as pessoas leigas sentirem dificuldade em visualizar em terceira dimensão e muitos aspectos fundamentais passam desapercebidos, sendo notados na etapa de execução, quando as correções se tornam mais caras e nem sempre levam ao resultado desejado pelo cliente. A possibilidade de viajar em uma tela de computador pela sua futura edificação permite uma comunicação mais direta cliente projetista, gerando projetos mais adequados às reais necessidades dos clientes.
...toda a tecnologia e todo avanço trazido pela informática à arquitetura, no Brasil, pára no atraso do canteiro de obras, que é onde se vêem os resultados.(Sérgio Teperman)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros