Sustentabilidade - onde achar os materiais


Desde os anos 70 para cá, a certeza de que temos que agir com responsabilidade em relação planeta e seus recursos naturais vem crescendo. Não sei bem se estamos atacando as verdadeiras causas desse desgaste da natureza: consumo desenfreado, uso não racional dos recursos como água, desmatamentos, tudo para manter um padrão de vida que talvez não estejamos preparados para mudar. Ou se estamos apenas atacando os sintomas. Usamos e depois reciclamos para acalmar nossas consciências, ao invés de migrar para outro estilo de vida. Ou seja, como li no site do Mateco 
 “sustentável é consumir menos, mas se tiver que consumir que seja consciente”
E se temos que ser conscientes, sabemos que a Construção Civil carrega uma parcela considerável de consumo e desperdício dentro da cadeia produtiva. E cabe a nós, profissionais da área, cada vez mais sugerir e especificar materiais e práticas que se adéquem ao conceito de Arquitetura Sustentável, que segundo vemos na Wikipédia, deve sempre se preocupar em prevenir o impacto ambiental que sua construção possa gerar.

Usar materiais certificados, e de preferência que sejam produzidos perto do local de uso, para evitar gastos de transporte. Preferir a utilização de meios naturais de ventilação, projetando edificações que sejam mais eficientes em termos de energia. Painéis fotovoltaicos, energia eólica e solar, aproveitamento de águas da chuva, correto posicionamento da casa (segundo velhos preceitos da arquitetura e que vinham sendo relegados em função do condicionamento mecânico).
Um projeto bem detalhado e bem resolvido que evite erros em obras e consequente perda de material. Enfim, uma série de cuidados que os clientes já entendem e inclusive elegem como prioridades de projeto.  
Mas...ainda existem alguns gargalos entre as boas intenções de arquitetos, construtores e clientes e a realidade no canteiro de obras. Uma dela é saber onde encontrar materiais que atendam aos requisitos de sustentabilidade. Alguns sites já sentiram essa necessidade e reúnem empresas e profissionais que enfocam a ecologia como meta. Abaixo reuni alguns que conheço e que podem servir de auxiliares para especificação.
  • Lista de materiais ecológicos
O Catálogo Sustentável armazena informações sobre produtos e serviços avaliados a partir de critérios de sustentabilidade e selecionados pela equipe de especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces).
Encontrado o material ou serviço que buscamos temos que rezar para que ele seja encontrado perto de onde moramos. Ou pelo menos no mesmo estado. Como a sustentabilidade ganha manchetes, mas ainda não é tão comum como desejamos os produtos são raros. Pelo menos os verdadeiramente sustentáveis. E muitas empresas pequenas que fazem materiais bacanas as vezes não tem muita propaganda ou espaço em meios de divulgação. 

Outro problema é o preço. Um achado quando encontramos produtos ecológicos, bons e ...baratos. Ou pelos menos que caibam dentro do bolso de um trabalhador. Por que enquanto a proposta ecológica for somente acessível para quem tem muito dinheiro, ela pode servir de vitrina, mas não vai ajudar a salvar a mundo de maneira eficiente. Isso só será possível quando ela puder atingir uma gama bem maior de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros