MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Arquitetura lúdica em espaços de lazer

Estava pesquisando espaços de lazer quando essa imagem aí de cima me chamou a atenção.  Adoro os desenhos que revelam as intenções de projeto. Eles dizem tudo da concepção do arquiteto e revelam o lado lúdico que norteou a ideia básica. 

Esse projeto super interessante de equipamento público recebeu o 1° Prêmio – Obra Construída – Interiores e Paisagismo na Bienal Internacional de Arquitetura de Brasília – 2006. Projeto do Arquiteto Fabiano Sobreira  para resgatar um espaço degradado em uma escola pública em Brasilia, o arquiteto sugeriu que a própria arquitetura pudesse ser vivenciada e apropriada de forma criativa pelas crianças. Eu gostei demais do resultado. Ele revela o potencial da Arquitetura de criar soluções inovadoras, brincalhonas e uteis.
Leia a íntegra do projeto AQUI






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura