Eco-dicas para renovar sua casa


Algumas idéias para pensar e realizar na transição do inverno para o verão e deixar sua casa –e sua vida – um tantinho mais sustentáveis. Inspirada no artigo que li AQUI.
1. Defina metas realistas
Significa que você não precisa se desesperar e trocar todo seu mobiliário por outro de madeira de demolição, mas apenas averiguar o que pode ser aproveitado e como pode ser adequado para novos usos. Quem sabe se ao invés de comprar um armário novo, reformar aquele velho da vovó (desde que não esteja minado de cupins) pode dar um novo charme ao seu dormitório?

Pé que máquina de costura aproveitado como mesinha de canto, sobre a mesa (desenho da Arquiteta), modulo em mdf  pintado
permite o uso de luminárias sem que seja preciso quebrar paredes. Esse módulo foi reaproveitado no novo apartamento da cliente.
Projeto Arq. Elenara Stein Leitão - 2001


2. De grão em grão, ou como pequenas mudanças de estilo de vida podem levar a grandes resultados
Escolha um projeto de cada vez. Aprenda a fazer as coisas e a manter tudo organizado. Aproveite um fim de semana para se livrar de velhos cacarecos ou para mudar os móveis de lugar. Quando menos se espera, com pequenas atitudes como essas, os espaços respiram. E podem até aumentar!
3.Use e abuse de produtos frescos e naturais
Se para cuidar de sua saúde você procura comprar alimentos orgânicos , ter sua própria horta, comprar de quem produz perto de sua casa, o mesmo pode ser aplicada ao decorar sua casa. Procure mobiliário e materiais orgânicos e locais, na medida em que for reformar ou comprar novos. Um site bem interessante que pode ajudar é Construção Eficiente
4. Leia os rótulos
Ao colocar produtos em sua casa você vai querer saber como os trabalhadores que o fizeram eram tratados, se havia gestão de resíduos, se animais foram prejudicados no processo de fabricação. Então ler os rótulos pode ser de grande auxílio.
5. Desinche os seus espaços
Procure ver o que existe em excesso em sua casa, aquelas coisas que apenas atravancam seus ambientes e que podem ser doadas, trocadas ou vendidas. E mãos a obra !
6. Mas...não desista de tudo que você ama
Mantenha o que você ama, apenas doe aquilo que você não vai usar. Recupere e garimpe as peças de família que lhe dizem alguma coisa, uma casa deve ter alma e personalidade. Não jogue a sua no lixo. 

Fonte: Terra - Fotos Projeto Decoradora Neza Cesar
7. Não seja excessivamente restritiva
Ou seja, encontre o seu estilo. Se ele é clean, use e abuse de algo que lhe diz ao coração. Mas se tiver uma alma mais barroca e o design minimalista for a tendência, opte pela sua alma e seja feliz. Encontre um olhar que reflita a sua vontade pessoal dentro do eco-estilo.
Fonte: www.marthastewart.com Uma pequena mudança pode renovar o visual da velha cadeira de estimação
8. Mantenha um diário.
Crie um diário de projetos e um arquivo permanente dos recortes de revistas, retalhos de tecido ecológico e artigos que irão ajudá-lo a alcançar seu objetivo de se tornar mais sustentável.
Fonte: www.marthastewart.com
9. Exercite-se frequentemente
Faça limpezas periódicas e aprenda a fazer algo com suas mãos e mente, seja artesanato, seja pintura em paredes.
10. Faça um álbum antes e depois
 Projeto Arq. Elenara Stein Leitão - Antes e depois - reforma em cozinha
com aproveitamento dos móveis
Você nem vai acreditar nas mudanças que pode fazer em sua casa !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros