MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Reviver Independência

Independência é um bairro muito charmoso de Porto Alegre, com ruas arborizadas como essa que vemos na foto acima, tirada da sacada da minha casa. Nos últimos anos ele tem se descaracterizado e perdido muito de sua beleza, vitima da violência urbana e do abandono que cerca bairros mais centrais das grandes cidades. Um grupo de moradores resolveu se unir e criar um movimento "Reviver Independência" para recuperar esse que é um dos mais tradicionais bairros da cidade. 


Antigamente esse era o endereço da elite porto alegrense, e muitas de suas casas ainda mantém a beleza e a pompa do passado. Passear pela Avenida Independência, que dá nome ao bairro, é recordar muito da historia da cidade. 
Eu vim morar no bairro por volta do final dos anos setenta. Época do Bar Líder na esquina da Barros Cassal, mesma rua onde ficava a famosa lotérica do Seu Chiquinho. Antes, na praca do Rosário, o ponto obrigatório era comer o famoso cachorro quente. E namorar na fila que se formava em frente a ele. Assistir os filmes do Cinema 1 - Sala Vogue era programa cult. E mais acima a noite começava no Encouracado Botequim, e depois no Le Club. A Ospa e os seus shows...Independência sempre foi sinônimo de cultura. E não é a toa que hoje abriga tanto a Secretaria de Cultura do Estado como a sede do Iphan. 
É de dar dó no coração ver nossa história tão largada, pichada e servindo de lar para moradores de rua. É hora de realmente haver uma mobilização e por isso parabenizo os organizadores e lutadores desse movimento.


   



Comentários

  1. Gostei de ver, e saber algo daí desssa maravilhosa cidade.
    Parabens ...
    Como sempre tudo o que faz faz bem.

    ResponderExcluir
  2. Ola, what's up amigos? :)
    In first steps it is very nice if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks and good luck everyone! ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada !

    Para ajudar ou se associar ao movimento : http://reviverindependencia.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros