Pular para o conteúdo principal

Batida do ponto


Quem é Porto Alegrense sabe que a época da Feira do Livro é aguardada com ansiedade. Um mês antes se adia a compra de livros, esperando pelas barracas da Praça.
Desde que me conheço por gente compareço à Feira do Livro. Como essa é a 54ª, e eu comecei a ir com uns cinco anos, eu devo ter estreado nelas pela 8ª ou 9ª edição. Era uma festa! Ganhei minha coleção do Monteiro Lobato assim.

A Arte de Ler
O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria.Mário Quintana

Nesse ano não podia ser diferente. Em geral tiro um dia especial para as compras. De preferência no começo da tarde e em dias ensolaradas que é para acirrar o clima de festa. Não procurei pechinchas em balaios esse ano. Já percebi que a alguns anos elas não são mais AQUELE achado especial. Melhor mesmo comprar os livros que queremos, e esses estão caros...Livros são caros nesse país de poucos leitores. E ver a magia que eles exercem nas pessoas em plena praça, ao alcance das mãos, gera uma inquietude interna. Como faltam bibliotecas que permitam a leitura.... Porque por mais que a Internet nos coloque em contato com as novidades, nada como folhear um livro. A viagem mental que fazemos é inigualável.

Cartaz para uma feira do livro
Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.Mário Quintana

Saí de lá carregada (10 livros!), mãos lotadas e coração leve. Leituras me aguardam.
Minhas compras: A Cor no processo criativo, Desenho Universal, Mente Criativa e Dewey, um gato entre livros. Não achei ainda Arquitetura e Filosofia e Um Toque na Estrela. Os outros ? Livros de história do Rio Grande do Sul, predileção da família.

Com o passar dos anos me tornei um pouco mais seletiva ao comprar livros, ou foi o bolso que pesou mais. Mas ainda guardo a volúpia de possuir livros, de tê-los ao alcance da mão, folhear e não necessariamente ler todos. Mas saber que estão ali, na minha estante, me esperando para a hora em que precise deles.

Citação
De um autor inglês do saudoso século XIX: "O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente."Mário Quintana

Comentários

  1. Essa é mais uma daquelas coisas que nos fazem ter orgulho de Porto Alegre.

    Eu não fui esse ano. Deveria ter ido, talvez achasse uns livros que não encontro em lugar nenhum:

    "O Poder Secreto", de Armindo Abreu e "As Portas da Percepção", de Aldous Huxley

    ResponderExcluir
  2. Pois encontras um deles aqui em casa: As Portas da Percepção e Céu e Inferno que, pela data, devo ter comprado na Feira de 1982. Querendo emprestado é só falar.
    E ainda tem tempo de garimpar algo esse ano, ou só passear por lá...
    beijos
    Elenara

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não tenho comprado muitos livros, tenho lido mais revistas.
    Li uma entrevista da Heloisa Buarque de Holanda na qual ela comenta sobre a Não Editora http://www.naoeditora.com.br que é daí do Sul.

    Boa Tarde!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…