Pular para o conteúdo principal

Recuperador de Calor

Fonte: Cosmo – 06.09.2008

São Paulo - Uma engenhoca patenteada em Minas Gerais está fazendo sucesso entre as concessionárias de energia do país. O sistema, composto por mangueiras e um pequeno pressurizador elétrico, permite que a água seja pré-aquecida antes de chegar ao chuveiro. Com isso, é possível diminuir a potência do aparelho sem perder a qualidade do banho e ganhar, em média, até 21% de economia na conta de energia elétrica.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já instalou o sistema em algumas residências e comprovou a eficácia, assim como a Eletropaulo, em São Paulo. Há 90 dias, a CPFL Paulista, concessionária de energia para a região de Campinas (SP), iniciou os testes e verificou o ganho. Em Campinas, 11 residências no bairro Gênesis receberam o sistema. "O sistema é bom mesmo. Consegui reduzir meu gasto de R$ 120 para R$ 85 por mês. Com o dinheiro poupado, consegui comprar até uma máquina de lavar maior", disse a dona-de-casa Silvia Regina Rosa Valentim, uma das escolhidas para o teste da CPFL.

A direção da concessionária escolheu as 11 famílias no mesmo bairro. Um dos critérios foi a baixa renda. Outras nove famílias da CPFL Piratininga, na Baixada Santista, também entraram no teste. "Identificamos 100% das famílias satisfeitas porque a redução da potência dos chuveiros não influenciou a qualidade do banho ou a temperatura da água", disse o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Carlos Augusto. A intenção agora é implantar o sistema em 3 mil residências em Campinas.

Funcionamento

A água escoada pelo ralo da área de banho é armazenada numa caixa que serve de recipiente para uma serpentina. A água da rua ou da caixa d´água é desviada para a serpentina que, em contato com a água quente do banho, pré-aquece a água do próximo banho. Segundo Augusto, a água da rua ou da caixa d´água tem temperatura média de 20ºC. "Após passar pela serpentina, atinge 30ºC. Ela chega ao chuveiro nessa temperatura. Então, não é preciso de um aparelho de grande potência. Basta apenas um de 3 mil watts para aquecer a água. Esse é o segredo da economia", contou.

A economia é importante porque o chuveiro é responsável por 30% do gasto de energia numa casa com quatro moradores. Na conta, esse porcentual chega a atingir 40% do valor. "A água sai quentinha. Mesmo no tempo do frio, não há perda da qualidade", disse Sheila de Souza Barbosa, outra moradora beneficiada com o sistema. "A manutenção do sistema é fácil. Somente higienizá-lo periodicamente e pronto", contou Silvia. De acordo com o gerente da CPFL Energia, o Recuperador de Calor (nome do sistema) proporcionou uma redução média do consumo de 29% em mais de 90% das residências testadas.

Comentários

  1. Oi, cheguei ao seu blog quando estava procurando por um recuperador de calor para lareira no google, que vai ser o asunto do meu TCC na faculdade. Muito legal está idéia de MG.
    Párabens pelo blog.

    Ricardo
    Porto Alegre,RS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

Interno I - escada como elemento formal destacado

A escada como elemento formal de ligação entre os dois andares desta reforma que o escritório do arquiteto italiano Alfredo Vanotti executou chama a atenção pela beleza e fluidez.Feita em ferro e pintada em branco ela não apenas é ponto focal, como serve de divisória para os espaços de estar e cozinha.
O espaço amplo servia de escritório e agora abriga área social no térreo e dormitório com banheiro no piso superior. Tudo isso em um estilo enxuto e ao mesmo tempo aconchegante.Coerente com a proposta do arquiteto de que a sua arquitetura deve falar por si mesma.
Nos siga também nas redes sociais
TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest