Isolante Térmico

Fonte: Portal Fator Brasil – 09.09.2008

China - O Estádio Nacional da China – apelidado de Ninho de Pássaro – foi projetado pelos arquitetos suíços Herzog & Meuro, está instalado em Pequim e pode ser considerado um dos símbolos dos Jogos Olímpicos de 2008, realizados de 8 a 24 de agosto, na República Popular da China.

Com área de 258 000 m² e capacidade para 91.000 espectadores, o “Ninho de Pássaro” foi construído atendendo a várias exigências relacionadas com o meio ambiente, como poupança de recursos naturais e mínimo consumo de energia elétrica. Para isso, foram aplicadas tecnologias de ponta.

No que diz respeito especificamente ao uso racional da energia elétrica, o sistema de ar condicionado – que atende áreas de serviço, salão de recepções, escritórios, restaurantes, vestiários dos atletas e palcos de luxo para os espectadores, entre outras instalações – mereceu atenção especial. As tubulações de água gelada e os dutos de ar, por exemplo, foram isoladas com Armaflex, da Armacell, a exemplo do que já aconteceu em estádios de Atenas (2004) e em Barcelona (1992).

O motivo central da escolha pela espuma elastomérica fabricada pela Armacell está vinculado às propriedades técnicas do Armaflex, que apresenta condutibilidade térmica a 0° C = 0,034 W/ (m·K) e resistência à transmissão do vapor de água µ = 10 000. Além disso, as instalações isoladas com Armaflex, possuem proteção, de longo prazo, contra a condensação e as perdas de energia elétrica, resultando em menor consumo de energia durante toda a sua vida útil quando comparado aos isolantes convencionais e também aos produtos elastoméricos tradicionais.

O sistema de refrigeração do sistema de ar-condicionado do Estádio Nacional é formado por quatro unidades com capacidade individual de 13 MW. A tubulação de água gelada do sistema de ar-condicionado, com diâmetros entre 15 mm e 500 mm, trabalha à temperatura de +7°C. Para isolar as tubulações com diâmetros inferiores a 100 mm foram usados tubos de Armaflex com espessura de isolamento entre 24 mm e 32 mm; nas tubulações com diâmetros superiores a 100 mm foram aplicadas mantas com espessura de 32mm. No total foram usados cerca de 65 mil metros lineares de tubos e 87 mil metros quadrados de mantas Armaflex.

Para a execução dos trabalhos de instalação do Armaflex, os funcionários da empresa chinesa de isolamento foram treinados pela Armacell.

Vale destacar que antes da instalação do isolamento, a Armacell foi submetida a quatro exigentes inspeções aleatórias – e aprovadas em todas –, para comprovação, pelo produto, do cumprimento dos parâmetros técnicos publicados.

Uma obra arquitetônica audaciosa - O Estádio Olímpico se constitui uma sensação arquitetônica e, inclusive, durante sua fase de construção, recebeu o título de "Brit Insurance Designs of the Year" na categoria de Arquitetura.

Neste edifício, com 330 m de comprimento, 220 m de largura e quase 70 m de altura, foram realizadas as cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos, assim como as competições de futebol e atletismo. O Estádio conta com assentos para 91.000 espectadores, total que, após os Jogos Olímpicos, será reduzido para 80 000 lugares.

Apesar das 42.000 toneladas de aço, o Estádio Nacional tem um aspecto leve devido à aplicação de vigas de aço entrelaçadas, simulando os ramos que formam um ninho de pássaros, e à utilização de uma membrana translúcida que confere transparência aos diversos espaços. O esqueleto de aço serve de suporte às arquibancadas ao mesmo tempo em que forma um teto. Todos os espaços – tais como o centro comercial com 40.000 m² no sótão, os restaurantes, as lojas, as instalações sanitárias a as áreas destinadas aos atletas – constituem-se elementos de construção autônomos, do mesmo modo que os assentos, que não estão anexados à fachada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros