Lista dos Dez livros que me marcaram - e mais espaços para leitura

Está rolando uma brincadeira no Facebook que eu acho bem interessante. Somos desafiados a colocar nossos dez livros mais impactantes, sem pensar muito. Pois a amiga Rosane Trindade me desafiou e eu escolhi alguns por relevância em algum momento de minha vida. Os livros sempre tiveram um papel fundamental em minha vida, falei sobre isso quando descrevi o seu local em minha casa
 
Os espaços para a leitura sempre foram fundamentais em minha vida e em cada época de minha vida lembro de livros que foram marcantes. Vou falar sobre eles então, sem respeitar muito a ordem de tempo nem a importância em minha vida. 

Lista


1- Uma aprendizagem ou O livro dos Prazeres - de Clarice Lispector Tudo, a linguagem, a história, o final tinham a ver a Elenara dos anos 80.Foi minha época de Clarice, minha época de descobertas, minha época das questões que se abriam e não necessitavam de respostas.


2-A Trilogia Um Castelo no Pampa de Luiz Antonio de Assis Brasil - várias vezes relido. Devo ter lido todos os livros do Luiz Antonio. Gosto da linguagem dele, gosto como se expressa e particularmente gosto como a narrativa perpassa épocas e personagens.


3- Mulheres que correm com os lobos - de Clarissa Pinkola Estés - livro de cabeceira sempre. 


4- Não apresse o rio, ele corre sozinho de Barry Stevens (sim, a Gestalt fez parte de meu crescimento)


5-Mutações de Liv Ullmann - 


6- As crônicas marcianas- Ray Bradbury (também lido e relido e sempre apreciado)


7-E a Biblia tinha razão de Werner Keller,que mostrava evidências históricas das passagens da Bíblia. Me fez ler as escrituras bem nova e acirrou meu gosto por história.

8-História da Civilização - obra de fôlego do casal Durant. Esse por si só já vale por uma dezena porque são realmente vários livros! Mas foram dos mais importantes meios de aprendizagem histórica. Eu sempre gostei de ver filmes e depois checar se era verdade ou não. "A História da Civilização pretende ser uma biografia detalhada da civilização (ocidental), sem perder o bom senso, incluindo não apenas as guerras, movimentos políticos e grandes biografias, mas também os elementos culturais, elementos e movimentos artísticos, filosóficos e religiosos, bem como a ascensão e impacto dos meios comunicação de massa. Seu objetivo é ampliar o entendimento da existência humana, tanto do ponto de vista de suas fraquezas, como de sua perversidade." Fonte  

9-Os livros de Monteiro Lobato - Difícil dizer qual o mais importante. Ganhava um por Feira do Livro quando era pequena e os devorava. E relia. Aliás uma das características de livros marcantes eram as releituras. Até hoje. Um dos que mais me marcou foi o Minotauro que assinalou minha ligação com a Grécia.

10-A noite dos tempos de René Barjavel. Romance que li nos meus 15 anos, povoou meus sonhos de adolescência e se perdeu em um empréstimo. Só fui conseguir relê-lo em meios digitais.  

Obvio que tem muitos mais, mas esses me representam sem dúvida. Se alguém quiser compartilhar os seus, vou adorar saber

Entre as armadilhas do bem que fomentam o gosto pela leitura encontramos espaços propícios à leitura e mesmo acessórios como roupas de cama que remetem às páginas de um imenso livro.
E como agora a onda é shelfie, ou sejam, as fotos de prateleiras de livros, nada como mostrar algumas aqui. Ou mesmo equipamentos urbanos como esse imenso livro para sentar e refletir sobre a vida.
Maneiras de guardar livros de papel existem várias. Espaços digitais para leituras também. Não importam as ferramentas, mas o hábito.
Guardando livros e coleções seja em casa, seja nas ruas, é importante manter presente que a literatura nos salva da morte em vida, nos faz sonhar, nos marca com suas letras e significados. E nos transforma em seres diferentes e mais completos.  
 Fontes das fotos - Pinterest livros e Pinterest estantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros