Segunda pele renova antiga casa urbana - House with Big Window

Uma reforma muito interessante faz com que uma casa deteriorada do século XIX ganhe uma nova vida e com recursos que garantem eficiência energética.

Projeto dos arquitetos italianos Alessandro Armando e Manfredo Robilant a casa chamada de "House with Big Window" se localiza em Cambridge Massachusetts e foi renovada pelo uso de uma segunda pele, ou seja painéis translúcidos que permitem que a luz natural penetre, mas garantem o isolamento. E segundo eles com um custo acessível.
 

Casa antes da reforma
Acho muito interessante esse tipo de solução porque desde muito tenho a noção de que a sustentabilidade passa pelo reaproveitamento e readequação de nossas cidades e suas construções. Acho bem interessantes soluções pontuais como criar novos bairros, novas cidades e /ou novas construções com toda a tecnologia sustentável que dispomos. Mas não podemos descartar ou implodir o que já existe. Muito mais racional se conseguirmos reaproveitar e readequar, não é verdade?

Segundo o que pude pesquisar em alguns sites a solução nessa casa foi feita "através da fixação de novos painéis de isolamento para paredes e protegendo esta nova camada com um envelope externo, que é feito de painéis de plástico translúcido. O espaço entre os painéis isolantes e o envelope externo permite que o ar flua no verão. Novos painéis isolantes foram fixados sob o invólucro de plástico , de modo a criar uma capa hermética que protege a casa no inverno e a mantém fresca no verão". E é bem interessante que todos os painéis podem ser vistos e revelam toda a intervenção.

Internamente foram reaproveitadas a madeira de mogno e os ambientes expressam claridade e espaço amplo.



Fonte
Fotos
Saiba mais sobre o processo construtivo AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros