Ideias para cantinhos de leitura infantis

Pequenos leitores sabem da importância de ter um cantinho especial para fazer desse hábito um prazer ainda maior. Tenho para mim que ler é algo que se aprende por osmose, por exemplos e que depois vamos consolidando com a oferta de boas opções de leitura. Sim, porque ler coisa ruim não fortalece em nós o desejo de continuar a ler. Ainda mais em uma época de tantas ofertas digitais em que o áudio visual dos tablets e celulares são tão fantásticos que podem colocar os velhos e bons livros de papel para escanteio.
Por isso a criação de cantinhos para exercer essa magia é tão interessante. Oferecer locais onde os livros e revistas possam ser armazenados bem ao alcance das mãos e olhos dos pequenos. Uma boa luz, seja natural de dia, seja artificial a noite, é fundamental para que o ato de ser seja sempre confortável. E um bom local para sentar, seja em uma cadeira rede, seja em almofadas confortáveis no chão.
Acho bem bacana a ideia de ter um local especial porque reveste o ato de ler com uma magia de ritual, ali é o local do livro, ali se toma um tempo da vida para mergulhar nas letras, para viajar para dentro da imaginação do autor e criar dentro da nossa um mundo que é simbiótico com o dele, mas é todo nosso. Quem lê sabe do que falo.

Sejam minimalistas, seja mais acumuladores, os espaços ofertados aos pequenos devem ter em comum o aconchego, o conforto, a luminosidade, a magia! 
E uma ideia pratica é aproveitar os vãos de escada para fazer esse cantinho de leitura. O importante é que seja pensado nos pequenos e em como eles possam aprimorar o gosto da leitura. E para levar em conta a questão da segurança, super importante em todo espaço infantil, veja algumas dicas AQUI.

Fonte das imagens Pinterest e Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros