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2014/01/13

Organizando seu home office

O home office ou escritório em casa é o lugar onde se desenvolve ou não um trabalho remunerado ou voluntário dentro de nossas residências. Já falei de várias maneiras de ambientar esses home offices aqui. Outra função fundamental desses locais é de ser, normalmente, o coração de nossa contabilidade pessoal. É onde guardamos os ainda necessários papéis, notas, recibos que vão organizar nossas vidas funcionais. E haja espaço para eles. E mais ainda: haja organização para achar o que precisa ser achado, na hora que precisamos deles. Isso tem um nome: se chama Organização.   

 
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E um espaço organizado necessita alguns itens básicos: 
  • um bom lugar onde sentar com uma boa mesa e uma cadeira confortável.
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  • lugares para armazenar - e que possam ser separados por curto, médio e longo prazo. Ou seja, curto para as contas a pagar e tarefas a serem feitas logo. Médio para as que forem necessárias no prazo de um ano, por exemplo, as notas e recibos para a famigerada declaração de IR. E longo prazo as que possam ser requisitadas em cinco anos, digamos. Mesmo que a gente fotografe tudo e jogue fora os papéis, é preciso pensar em como guardar os arquivos de imagens. Vá por mim, processos na receita ou outro órgão público precisam de muita prova documental.

  • Luz. Luz e muita luz. Natural de preferência. E artificial porque muitas dessas tarefas serão feitas a noite. Nas horas de folga. 
  • Quadros de avisos para poder organizar visualmente as tarefas a serem feitas.
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  • Pastas, caixas e maneiras de visualiza-las com facilidade. 
  • Um verde em forma de plantas também pode ajudar a tornar o ambiente mais agradável e bonito.

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  • Telefone e uma boa conexão com a internet. Hoje com wifi e wireless muita coisa se facilita, mas um telefone discado ainda ajuda e muito. Principalmente quando você fica plantado horas até conseguir falar com um ser humano. 
  • Um bloco e caneta a mãos para anotar.
  • Um lugar onde colocar sua moringa ou caneca de água - e pense em algo impermeável
  • Uma lixeira - grande
  • Um fragmentador de papel. Notas, recibos e outros documentos a serem descartados não devem se colocados no lixo sem passar por um processo de destruição dos dados que existem neles. Pode rasgar, mas tem vezes que pelo volume isso significa um longo trabalho. Queimar só se você tiver uma churrasqueira em casa. Nem pense em fazer isso na lixeira do escritório sob pena de criar um foco de incêndio.
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    Outra dica interessante é usar muita cor para separar assuntos. As caixas/pastas podem ser coloridas. Ou se optarem por algo mais sóbrio, é interessante usar números para marcar a sua organização pessoal.
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O bacana é conferir uma personalidade toda sua ao seu ambiente de home office e fazer com que ele facilite a sua vida.

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