Natal criativo - de árvore à calendário

E já que falamos há pouco em hibridismo cultural, um dos maiores casos de trocas entre culturas é a comemoração do Natal. Povos das mais diferentes origens, e alguns até não cristãos, acabam comemorando essa data que se tornou um tanto diferente da origem mais religiosa.

Se formos à origem das comemorações do 25 de dezembro chegaremos às festas pagãs do Deus Sol e obviamente essa data foi assimilada ao mito do Menino de Belém.A verdade é que hoje em dia o Natal é uma festa mundial, comemorada com vários tipos de tradições dos mais variados países e culturas. Tradições essas que vão de árvores enfeitadas à presentes, de calendários do Advento à ceias elaboradas com produtos nem sempre locais. A própria figura do Papai Noel, como a conhecemos hoje, gorducho, sorridente e reluzente em roupas vermelhas tem a sua influência na Coca Cola e a sua brutal penetração no mundo.

Independente de suas origens, pessoalmente acho o Natal uma data linda. O significado de brindar à um nascimento que trouxe uma mensagem de amor e perdão me lembra Vida, me lembra Renovação, me lembra mudança. Eu abstraio a questão comercial porque nessa entra quem quer. E quem pode. Já falei AQUI em como se pode presentear de forma bem criativa e bem mais barata.
Fonte
Uma tradição que conheci faz pouco são os calendários do Advento. Creio que ele é de origem europeia. Embora meu avô tenha nascido na Alemanha o calendário não era feito em nossa casa. Ele é uma maneira de contar o tempo até o Natal. E pelo que entendi pode ter doces, prendas, ou simplesmente ter as datas para que possam ser destacadas. Achei tão lindo! E separei alguns exemplos de como faze-los de maneira bem simples e bem criativa. Esse Noel daí de cima não é uma graça? 

Fonte
O Calendário do Advento também pode ser feito em forma de cartões pendurados em galhos e já simbolizam a própria árvore de Natal. E podem ter mensagens em cada um que as famílias podem ler em conjunto.

Mais ideias de árvores de Natal com calendários podem ser vistas abaixo. Uma simpática árvore feita com prendedores que podem guardar os doces e prendas que vão sendo retirados a medida que os dias vão passando.

Fonte
Fonte
Outras ideias bacanas são empilhar caixotes, desses de feira mesmo, fazendo figuras engraçadas, podem ser pintados, enfeitados com bolas e/ou luzes. E ainda servir de local para guardar os presentes que vão ser abertos no dia apropriado. Que aliás varia de tradição para tradição. Tem gente que os troca na véspera, tem quem o faça no dia 25. E ainda outros povos tinham esse costume no dia de Reis, 6 de janeiro. E justamente porque os presentes remetem aos presentes dos Reis Magos que chegaram ao Menino Deus justamente nesse dia.  
Fonte
Uma ideia bem bacana para montar uma árvore de Natal para quem tem espaços pequenos é fazer ao lado de um espelho. Essa daqui, feita com livros e caixotes, parece bem maior. não é verdade?
Fonte
Uma ideia poderia ser faze-la com os próprios presentes de Natal. E falando neles, que tal pensar no embrulho com carinho? E não precisa gastar uma fortuna em papéis. Um rolo de papel pardo, revistas ou jornais antigos, um tecido colorido e está feita a festa no seu Natal.
Fonte
Outra árvore de Natal super interessante é essa feita de galhos e muitas lembranças. CDs, bolas, cartões com mensagens faz uma celebração toda diferente e muito significativa. Essa é uma ideia que pode se unir ao calendário do Advento se ele for usado nas tiras coloridas da própria árvore.
Fonte
Enfim, Natal é tempo de Festas. Seja por que motivo for que estejam comemorando, as maneiras de faze-lo podem ser muito mais criativas que simplesmente comprar bonecos e enfeites prontos. É um exercício que pode unir a família e se tornar muito mais divertido assim!
Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros