O quanto as cidades são seguras para mulheres?

Imagem
Estava em uma conversa em um aplicativo de mensagens (aquele mesmo que quase todos usam) quando surgiu o assunto sobre uma rua bem famosa daqui. E eu disse que não me sentia segura ao andar por ela. Que tinha uma percepção de insegurança. E a resposta foi que seria talvez uma visão pessoal. Como sei que a visão (e experiência) das mulheres sobre o que é uma cidade segura pode ser diferente das visões masculinas, fui pesquisar a respeito em artigos acadêmicos e governamentais recentes para entender mais sobre a realidade. É mesmo percepção pessoal. Ou.... Pesquisa do Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva, divulgada em setembro de 2024, mostrou um dado alarmante: que 97% das brasileiras sentem medo de sofrer violência quando se deslocam pela cidade. A mesma pesquisa aponta que 71% das mulheres já sofreram algum tipo de violência durante seus deslocamentos urbanos. Entre mulheres negras e LBT, os índices sobem ainda mais.  Isso não é sensação isolada. Se per...

Renda - Um tempo de Delicadeza

Rendas me lembram tempos de muita delicadeza. É uma moda que transcende tempos e datas, é um clássico. Me lembro de menina adorar meus vestidos de broderi, mais adulta as minhas transparências todas sensuais em rendas e mais rendas. 

E em nossas casas? Como usa-las? Das mais variadas maneiras e usando os mais variados materiais. E todas com o mesmo efeito: beleza e muita delicadeza!
Fonte
 Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo da gente.
Preciso conduzir
Um tempo de te amar,
Te amando devagar e urgentemente

 
Uma maneira muito interessante e refinada é usar a renda em materiais mais duráveis em forma de painéis e guarda corpos. Podem ser moldados em madeira, ferro, a criatividade fica por conta da disponibilidade financeira e de material. 
Fonte
 Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez,
Que recolhe todo sentimento
E bota no corpo uma outra vez.
Fonte
Prometo te querer
Até o amor cair
Doente, doente...
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente. 


Outra maneira super delicada de usar rendas é em detalhes. E vale garimpar roupas antigas, usar restos da caixa de costura da vovó, deixar a cabeça fluir. É uma ideia para os presentes e enfeites de Natal. 
Fonte
Outra maneira bacana é usar esses detalhes em molduras iguais e enfeitar uma parede. Podem inclusive servir de cabeceira. Vale usar aqui também os paninhos de crochê da titia ou as recordações da viagem que tanto nos emocionou.
Fonte
 Depois de te perder,
Te encontro, com certeza,
Talvez num tempo da delicadeza,
Onde não diremos nada;
Nada aconteceu.
Apenas seguirei
Como encantado ao lado teu.
Fonte
A vida é feita de pequenas delicadezas. A vida é feita de detalhes. A vida é feita de sentimentos. Saber usa-los e mostra-los em nosso dia a dia revela nosso carinho conosco, com a nossa casa, com as pessoas que amamos.
Fonte

Letra : Todo o Sentimento Chico Buarque

Gostou? Tem mais alguns exemplos? Conta para a nós. Vamos adorar saber.

Nos siga também nas redes sociais 

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

Processo da Arquitetura

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Captar água da chuva