Insolação em simples palavras

Fonte
O colega Arq. e Urbanista Oscar Muller explicou a questão da orientação solar em palavras tão simples e inteligíveis em uma resposta para uma questão sobre insolação no nordeste na lista Arquitetura que achei interessante compartilhar aqui.

INSOLAÇÃO
Arq. e Urbanista Oscar Muller

"O sol nasce a leste e se põe a oeste, em todo o nosso planeta. E isto acontece em qualquer lugar, sem nenhuma diferença, em todos os momentos do ano, não importa em que latitude ou longitude. 


Fonte
Fonte
No inverno nosso planeta , por ter seu seu eixo inclinado em relação ao sol, expõe mais as faces voltadas para o norte, e causando a falsa impressão (provocada pela topografia ou qualquer outro obstáculo) de que o sol nasce muito mais para o norte, mas isto não acontece em mar aberto, por exemplo, onde não há nenhum obstáculo que crie a ilusão.

Apenas como curiosidade, pois isto não nos afeta, quanto mais próximo dos polos maior é a diferença entre duração do dia e da noite que esta inclinação provoca.

Considere para seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e você deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso dos dormitórios.

Já o sol da tarde, principalmente na região nordeste, é inconveniente para estes ambientes, pois não tem o mesmo efeito saneante, só contribuindo no aquecimento dos mesmos, e na proliferação de micro organismos e bactérias.

As fachadas a norte são estratégicas, pois como no inverno a trajetória aparente do sol é mais inclinada, as superfícies voltadas para o norte vão receber mais insolação nesta estação, ao mesmo tempo que serão preservadas no verão, quando nosso astro rei passa a pino. Em locais frios as aberturas à norte garantem maior penetração, necessária para o desejável aquecimento durante o inverno, sem fazer o mesmo no verão.

O tratamento das superfícies também pode contribuir absorvendo mais temperatura quando escuro, e menos quando mais reflexivo. Assim como o uso de árvores que desfolham no inverno e geram sombra no verão, ou pergolados bem orientados que também podem oferecer o mesmo resultado, são recursos como estes que o arquiteto vai adicionando ao seu repertório para se utilizar na obtenção de condicionamento térmico passivo."
 

Análise de luz solar e sombreamento natural sobre apartamento no condomínio Veredas - Synarqs 


A insolação é um dos estudos básicos de um bom projeto de arquitetura. 

Vejam exemplos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos para auxiliar esse estudo AQUI e de ferramentas computacionais AQUI


Fonte
Vejam postagens sobre energia solar AQUI
e abaixo um vídeo com uma introdução à Orientação Solar - dica do Arq. Wagner Gonzalez 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros