Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/01/04

Cozinhas "americanas" - algumas ideias

Cada vez mais se vê a utilização da chamada cozinha americana como uma opção de ambientação que serve também para aumentar espaços. 

Chamamos de cozinha americana a união da sala de jantar ou estar com a cozinha, seja através de uma abertura grande ou da derrubada de toda a parede que separa os dois ambientes. Não sei bem a origem do nome mas deve ser, com quase total certeza, herança do cinema e séries onde todos ficam em cozinhas que são separadas da sala por bancadas.  

Alguns cuidados básicos. O primeiro e mais importante: de ordem estrutural. Certifique-se que o seu imóvel comporte essa mudança. Não se derrubam paredes impunemente, mesmo que o seu pedreiro de confiança jure que não há problemas. Procure um profissional habilitado, vá atrás da planta estrutural para ver a melhor solução. Não brinque com coisa séria.
      
Se for viável a execução, veja se essa opção cai bem com o seu estilo de vida. Ela exige mais organização e limpeza da cozinha. Quem ainda gosta de muita fritura (e há quem...) não esqueça de instalar de uma bela coifa (se for possível). 

Tudo bem, você é organizado, adora uma permeabilidade de ambientes e gosta de cozinhar conversando com mais gente ? Então veja que há variadas soluções que permitem usar essa bancada como extensão, complemento ou como o próprio local de refeição.

Várias soluções de armazenamento podem simplificar sua vida, com lugar até para mini adegas. 

E se a questão for uma reforma com alguma economia, que tal usar adesivos imitando ladrilhos hidráulicos escondendo os velhos azulejos nas paredes? 

Uma boa solução para quem aluga apartamentos também e não pode gastar demais. Aproveitar madeiras de caixotes ou embalagens para portas de armários também pode dar um charme extra. 

Outra boa solução é aproveitar a própria alvenaria para fazer a bancada, usando madeira ou alguma pedra para o tempo. Ou se já não houver paredes, use gesso acartonado. Algumas vezes sai bem mais barato. 

Enfim, ideias estão aí mesmo. O importante é que elas estejam adequadas às suas necessidades. Por isso antes de fazer qualquer alteração, dê um tempo para o planejamento. Seja com um profissional ou por conta própria, planejar é fundamental para evitar dores de cabeça futuras. 

E não esqueça da luz, das tomadas...

As fotos eu tinha armazenadas no computador, salvo engano as achei no Pinterest. 

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More