Energia abundante e limpa

Fonte
A quantidade de energia solar que atinge a Terra em dez dias é equivalente a todas as reservas de combustíveis conhecidas.

Estava pesquisando sobre o uso de energia solar e captação de energia através de painéis solares fotovoltaicos e me deparei com a frase acima. É de impactar. A gente sabe, mas assim formatada se torna muito mais clara a imensa potencialidade que tem sido utilizada ainda de forma incipiente em nosso pais. Em razão do custo principalmente, creio eu. Ainda é mais econômico usar os sistemas elétricos ou a gás.   

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou da sua casa.). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.[1] Wikipédia

Um dos grandes nós para o uso mais intensivo da energia solar é o armazenamento da energia captada. Se fosse legal se vender essa energia para o sistema público, provavelmente teríamos facilitado bastante a implementação em maior escala. 

No Brasil, programas do Governo Federal tem usado a energia solar em comunidades isoladas, onde é mais difícil ou impossível  o uso de outros tipos de energia. E muitas pessoas, individualmente ou em condomínios, já a utilizam. Mas ainda carecemos de maior incentivo para usufruir de uma energia abundante e limpa como a solar. Mas parece que em um futuro próximo esse panorama tende a mudar. Segundo o que li aqui, há uma previsão de que a energia solar vá agregar à matriz energética brasileira em coisa de cinco anos, através de maior geração de energia que possibilite distribuição em maior escala e até leilões energéticos. 

Abaixo um exemplo de casa que usa exclusivamente energia solar. É a Ekó House . Uma proposta do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP que está concorrendo ao Solar Decathlon Europe 2012

Fonte




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros