Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2012/06/24

Simetria com sutileza

Fonte
Grandes projetos tem usado de leis da simetria ao longo da história da Arquitetura. Normalmente associamos simetria ao rebatimento de formas, mas nem sempre isso é necessário. A harmonia das semelhanças também pode nos remeter à simetria. 
Fonte
Quando estava na faculdade havia uma onda de simetria ortodoxa, me lembro de ter ouvido que um arquiteto tinha criado um nicho para fora de sua casa (no lugar de um eletrodoméstico) para que o interior fosse simétrico na cozinha...Achei o maior exagero, mas critérios são inerentes ao autor do projeto, ou seja, cada um sabe a dor e a delícia de projetar como quer....


Tenho mais inclinação por uma harmonia que exprima sutileza. E por isso o vídeo abaixo também me fascinou porque mostra facetas simétricas da vida que, muitas vezes, passam desapercebidas ao olhar comum.
Fonte


Symmetry from Everynone on Vimeo.

Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Acho que a simetria é uma maravilha a que estamos acostumados. Mas vê como ela em excesso também "irrita"? A foto da sala de jantar, com os dois espelhos tem uma cadeira meio "fora do lugar" só pra dar um 'toque'... :-)
Bjs!

E não é ? Eu sou mais a simetria por sutilezas que por obviedade...Beijos

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More