Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/08/01

Casas vivas, futuro da arquitetura ?

 



No vídeo acima o arquiteto  Mitchell Joachim apresenta suas ideias para uma arquitetura viva, casas que crescem orgânicamente, cultivadas em plantas ou num futuro próximo em carne (!?). 

Uma de suas propostas é a Fab Tree Hab, construída a partir de árvores vivas. No interior um material composto de barro e palha protege da umidade e o acabamento é feito em gesso. As esquadrias são de um material flexível bio-plástico que podem acompanhar o crescimento da casa e são biodegradáveis como os outros componentes da casa.

Entre suas vantagens a construção que pode ser feita com custos muito baixos, poupança de energia envolvida, e sua meia-vida que pode proporcionar anos de conforto aos seus ocupantes. Os materiais podem ser obtidas no ambiente. A instalação de sistemas de aquecimento, eletricidade, saneamento ou de comunicação é igual a de uma casa convencional.



Entre as desvantagens o tempo de crescimento das árvores pode desencorajar alguns moradores. Requer uma manutenção periódica contra pragas e a revisão periódica do sistema de tratamento de água. E as janelas ainda estão em sistema de testes e não se conhece exatamente como se comportarão no futuro.
Segundo o arquiteto estão em construção protótipos dessas casas. Veja matéria inteira AQUI








- Imagen: MATscape. Mitchel Joachim -

Veja outras de suas propostas apresentadas no Planeta Sustentável onde ele mostra porque acredita que as cidades tem que ser feitas para pessoas e não para os carros. E ainda porque foi escolhido pelas revistas Wired e Time como um dos americanos com idéias mais inovadoras. 

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Algo que nunca tinha imaginado.

Uma Linda Semana!
Beijos

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More