Arquitetando 21 ideias de escritórios nas varandas - mesmo as pequenas

 Aproveitar todos os espaços de forma racional é uma necessidade em tempos em que eles estão cada vez mais reduzidos. Um dos espaços que podem ser reaproveitados em outra função são as varandas, mesmo as pequenas, que podem virar pequenos escritórios.

Fiz alguns desses projetos no início da minha carreira, quando nem se falava muito em aproveitamento como hoje. Era o início do trabalho em casa e os equipamentos eram bem maiores que os de hoje. Necessitavam móveis mais pesados e as áreas de armazenamento também ocupavam bastante espaço.

Hoje as necessidades são outras e pode-se resolver os projetos com bem menos mobiliário. Mas alguns cuidados são sempre importantes: circulação, iluminação e conforto térmico.

A circulação em espaços muito estreitos já se resolve por si mesma. O escritório será um corredor e há que se ter o cuidado do conforto para o usuário.

A iluminação deve privilegiar a natural, quando possível, prevendo que haja conforto para quem for trabalhar a noite. Pontos de luz no forro e na bancada de trabalho devem ser bem planejados, assim como as tomadas.

O conforto de aquecimento e refrigeração precisam ser bem resolvidos para que haja não apenas ventilação natural, como a previsão de aparelhos que minimizem os excessos tanto de frio como de calor.

Abaixo algumas sugestões com imagens da web que mostram os mais diversos tipos de aproveitamento e que servem de inspiração para as conversas com o seu projetista, seja arquiteto ou designer de interiores. 





















Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros