Telhado Côncavo capta água em escola primária

A primeira vista parece uma reprodução em série dos "pratos" de Niemeyer no Congresso Nacional em Brasília. Mas longe de uma arquitetura monumental, essa imagem mostra uma solução pensada para uma região árida e quente. Projeto de BMDesign Studios para uma escola primária iraniana. A ideia é simples: Grandes formas côncavas que captam a água da chuva para beber e para refrigerar os prédios.

Segundo os projetistas, a forma das "tijelas de captação" também permite que o ar se movimente entre elas e ajuda a resfriar os telhados. Como os reservatórios de captação de água são colocados juntos às paredes dos prédios, eles permitem um maior controle da temperatura interna já que a água acaba por absorver o calor dessas paredes. A expectativa é que a coleta nesse projeto tenha uma eficiência em torno de 60%

Outros elementos do projeto também atuam no controle da temperatura como o formato das aberturas, o pátio mais fundo e a vegetação do entorno. Uma série de "torres de vento" inspiradas na arquitetura tradicional persa também auxiliam na ventilação natural.

(via archdaily )









Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros