MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Escadas Santos Dumont - solução para pouco espaço

Muitas pessoas se deparam com o problema de precisar acessar um local em outro patamar e não ter muito espaço. Existe uma solução clássica de escada - a chamada escada Santos Dumont ou escada raquete.

Eu sempre conheci pelo primeiro nome exatamente por causa do inventor brasileiro que a tinha em sua casa em Petrópolis. O termo raquete vim a conhecer em pesquisas mais recentes.

Ela é aquela escada construída de tal maneira que cada degrau tem um recorte, ora à direita e ora à esquerda. Reza a lenda que a de Santos Dumont era feita de tal maneira que sempre se usasse o pé direito para subir. Apesar do espaço pequeno ela consegue vencer a altura, sendo uma alternativa bastante interessante.

Ela costuma ser estreita, exatamente pela falta de espaço. E não é a alternativa mais adequada para uma maior acessibilidade. Vários de seus modelos não usam corrimãos, o que na minha opinião prejudica a usabilidade, embora incrementem a sua beleza. Idosos e crianças devem usar com algum cuidado. 

Podem ser feitas de variados tipos de material e algumas são bastante íngremes. Mas acabam economizando espaço e sendo peças coringa em locais onde seria praticamente impossível outra solução.
 Podem ser leves, quase escultóricas.... 

Como podem ser peças mais robustas e servir como móveis para armazenar objetos, mesmo os decorativos.
 
Li também um comentário que seriam interessantes cognitivamente porque ensinam crianças a coordenação. Mas não conheço nenhuma pesquisa que fale sobre isso.
Enfim é uma solução com vantagens e desvantagens. Cabe analisar onde vai ser usada, dimensionar os degraus e alturas para que, mesmo sendo enxuta, possa ser o mais confortável possível para os usuários.
Fonte das imagens

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros