Ideias para tornar a casa mais aconchegante no inverno

Imagem
O frio chega na região sul com a força do inverno. Os dias se tornam mais cinzas, a cerração cobre as manhãs, os gramados se cobrem de geadas. O coração se aperta pelos que nada tem. O inverno é um estágio da natureza, um resguardo para uma nova primavera, nos ciclos que marcam o mundo e as nossas vidas. O mundo se contrai e se expande. E nós com ele. Aos que tem a benção de ter uma casa, coloco abaixo algumas inspirações de como trazer mais aconchego aos lares.   Inverno É tudo o que sinto Viver É sucinto Paulo Leminski Cores e animais trazem sempre um clima de calor aos lares. Hora de colocar mantas , almofadas coloridas, materiais felpudos e muitos locais onde se deixar ficar para curtir uma série, uma música, uma sopa.     Quem vive em regiões mais frias sabe como é difícil acordar e sair debaixo das cobertas. Especialmente quando usamos edredons de penas, muitos travesseiros e deixamos nossos quartos com a cara do aconchego .   Redes no inverno? Sim e com certeza! Um canto especi

Janelas - elementos de ligação

"Um mandarim estava apaixonado por uma cortesã. “Serei sua, disse ela, quando tiver passado cem noites a me esperar sentado num banquinho, no meu jardim, embaixo da minha janela.” Mas, na nonagésima nona noite, o mandarim se levantou, pôs o banquinho embaixo do braço e se foi."
 
(Roland, BARTHES) Em Fragmentos de um discurso amoroso

Assim como sou fascinada por portas - muito já falei delas aqui - as janelas são outro elemento arquitetônico que me encantam. Além do evidente simbolismo para nossas vidas de abertura, de entrada, de ligação do interior com o exterior, janelas são meios fantásticos de enriquecer uma construção. Tornar tijolos empilhados em algo mais próxima da Arquitetura.
Sejam antigas, sejam em moradas abandonadas, sejam em palácios, janelas são mais, bem mais que o óbvio. E tanto o são que nomeiam um dos mais icônicos símbolos de nosso era digital. Porque Windows e não Doors? Alguém já se perguntou? Uma das explicações correntes é que o sistema abria janelas de transferência interna e as portas seriam saídas externas. Semântica. Mas mostra bem o simbolismo do termo.
Janelas nos ligam com outras formas de informação sem que precisemos sair de onde estamos. Muito confortável. Talvez por isso sejam usadas de formas tão intensas e variadas em nossas edificações.

Sejam em detalhes internos, sejam na forma de rasgos, elas deixam a luz entrar. E a luz é um elemento fundamental do afazer arquitetônico. Já falei sobre isso em A Luz na Arquitetura
Uma única. Inúmeras. Todas expressam o conceito, a intenção do projeto.


Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova...
Mario Quintana
Símbolos também de uma abertura para o inconsciente, podem significar as variadas possibilidades que se nos abrem pela vida a todo momento. Um vislumbre, uma nova vertente, uma nova criação.
 
Existe algo mais importante que a lógica: a Imaginação. 
Se a ideia é boa, jogue a lógica pela janela.
Alfred Hitchcock
 
 Fonte das fotos - Pinterest

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros