MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Ataque a um símbolo - 11/09

A Arquitetura tem servido de canal para vários apetites de poder através dos séculos. Obras faraônicas que perduram enquanto as construções dos comuns mortais se acabam na poeira dos tempos (desde que um vulcão não resolva acordar e as sepulte sob lava em algum canto do mundo). 


Pirâmides, castelos, mausoléus, museus....e modernamente arranha céus. Qual torre de babéis eles desafiam a gravidade, a tenacidade, o bom senso e sobem. Sobem cada dia mais. 


O World Trade Center, ou as torres gêmeas, não foram escolhidas ao acaso. Simbolizam o poderio, mais que de uma nação, mas de um sistema de vida, de economia, de poder. Poder do dinheiro. Poder e liberdade se juntavam como símbolos de uma esperança que, para manter seu status quo, cobrava um preço alto.  

Imagem da Web


O 11/09 nasceu muito antes. O WTC já fora alvo de ataques terroristas anos antes. Mas nunca com tal audácia e precisão. Nenhum filme americano conseguiria imaginar tal plano, se bem que parece que havia uns videos games que simulavam isso. Mas americano adora simular uma tragédia, e todos nós já vimos cenas em que os seus símbolos são destruídos de ene maneiras. Mas sempre na ficção.


Essas duas imagens são emblemáticas. Para mim mostram o término de uma era e o começo de outra. Me lembro que na época se questionava se iriam acabar as disputas pelos mega arranha céus. Os anos seguintes nos mostraram que não. Muitas coisas mudaram no 11/09. Mas será que os simbolismos mudaram na Arquitetura ? Acho que não.

Imagem da Web


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros