Ataque a um símbolo - 11/09

A Arquitetura tem servido de canal para vários apetites de poder através dos séculos. Obras faraônicas que perduram enquanto as construções dos comuns mortais se acabam na poeira dos tempos (desde que um vulcão não resolva acordar e as sepulte sob lava em algum canto do mundo). 


Pirâmides, castelos, mausoléus, museus....e modernamente arranha céus. Qual torre de babéis eles desafiam a gravidade, a tenacidade, o bom senso e sobem. Sobem cada dia mais. 


O World Trade Center, ou as torres gêmeas, não foram escolhidas ao acaso. Simbolizam o poderio, mais que de uma nação, mas de um sistema de vida, de economia, de poder. Poder do dinheiro. Poder e liberdade se juntavam como símbolos de uma esperança que, para manter seu status quo, cobrava um preço alto.  

Imagem da Web


O 11/09 nasceu muito antes. O WTC já fora alvo de ataques terroristas anos antes. Mas nunca com tal audácia e precisão. Nenhum filme americano conseguiria imaginar tal plano, se bem que parece que havia uns videos games que simulavam isso. Mas americano adora simular uma tragédia, e todos nós já vimos cenas em que os seus símbolos são destruídos de ene maneiras. Mas sempre na ficção.


Essas duas imagens são emblemáticas. Para mim mostram o término de uma era e o começo de outra. Me lembro que na época se questionava se iriam acabar as disputas pelos mega arranha céus. Os anos seguintes nos mostraram que não. Muitas coisas mudaram no 11/09. Mas será que os simbolismos mudaram na Arquitetura ? Acho que não.

Imagem da Web


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros