Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

Reaproveitando Contêineres para lojas temporárias


Fonte
Um dos pilares da sustentabilidade é o reaproveitamento de materiais e estruturas. E uma das tendências mundiais é o uso dos contêineres de lata que, depois de finda sua vida útil, podem ser novamente usados de maneira criativa em negócios como mostram esses exemplos aqui no Brasil. 


O projeto acima é uma solução encontrada por um empresário brasileiro para resolver seu problema de localização para sua loja. Fugindo do alto preço de locações, ele adaptou uma ideia que viu numa de suas viagens e criou algo que deu tão certo que virou franquia: a Container Ecology Store 
Fonte
Um conceito inovador em termos mundiais que entrega as lojas prontas e usa outros materiais como decks de casca de arroz,tinta que protege do calor e madeira reciclada. Um negócio que alia visão ecológica com grande sucesso comercial.Uma de suas franqueadas é a Coca Cola Clothing, a linha de roupas da empresa de bebidas. 
Fonte
 “Não é só acreditar na sustentabilidade. Tem que apostar no projeto e ver que ele vai dar certo”. André Krai criador da franquia


Fachada do nBox 
Créditos: Marina Gurgel
O conceito de lojas temporárias foi também utilizado para montar o NBox, um espaço de reúne gastronomia e arte e tem tudo a ver com um espaço versátil como esse.


Projeto Bruno Faria
Aqui outro exemplo de aproveitamento para escritórios de uma rede combustíveis no sul do Brasil. projeto do Arq. Bruno Faria.


Fonte
 Um exemplo de uso na Itália para abrigar uma casa de café mostra que se pode conseguir ambientes esteticamente muito interessantes com o uso de contêineres antigos.
Fonte
Fonte


Esse restaurante canadense, o Müvbox, é outro exemplo de praticidade e sustentabilidade já que pode ser removido para outro local em pouquíssimo tempo. Quase metade de sua energia vem de painel solar e o seu piso é feito de tiras de pneus reciclados. 

Ou seja, havendo vontade há muito o que fazer em termos de uso de contêineres de maneira que sejam bem aproveitados e possam proporcionar espaços bonitos e ecologicamente planejados.
  


Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros