Estúdio de Pilates com reaproveitamento de móveis

Estúdio de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão
De certa maneira estou me especializando em estúdios de Pilates. Este é o quarto que projeto e executo nos últimos anos. Sou suspeita porque me encontrei no Pilates, amo me alongar e tenho tido grandes ganhos em qualidade de vida com ele. Então é obvio que super recomendo. 

O primeiro desafio do Phisiostar era acomodar o máximo possível de mobiliário e aparelhos da antiga sede, uma casa antiga na rua, para um conjunto de pouco mais de 30 m2 em um moderno prédio comercial. 

O projeto foi então pensado para que esses móveis pudessem se ajustar e poucas alterações foram necessárias. Um fundo de armário, algumas prateleiras e estofar as cadeiras da recepção existentes.
Estúdio de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão

Segundo desafio: conciliar a programação visual e logo do Estúdio com a nova proposta da proprietária, de mais cores e mais vida na ambientação do espaço.
Phisiostar Pilates - Logo
Desafios assumidos e o conceito lançado,começou a etapa de conciliar necessidades garantindo funcionalidade. O Pilates necessita de uma sala ampla para acomodar os aparelhos. E no caso deveria acomodar dois professores e de 4 a 6 alunos por aula. A recepção para a secretaria, cadeiras e bancos para os alunos que esperam a aula. Os vestiários para que possam trocar de roupa. E ainda frigobar, micro-ondas e filtro. Tudo muito enxuto mas muito bonito.  
Estúdio de PIlates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Planta baixa definida com base também nos mobiliário a ser reaproveitado, passamos à definição dos materiais. Por escolha da proprietária, tapetes não seriam usados, a não ser na área dos exercícios de chão. O piso que melhor se encaixou na relação custo benefício foi um laminado mais resistente (mas tomamos o cuidado de colocar feltro nos aparelhos e móveis para que não risque muito).    

Para a recepção a ideia era usar papel de parede e forrar as cadeiras com um tecido bem vivo. Mas acabamos por usar o tecido nas paredes, colado, e foi realmente o diferencial do projeto. Super palmas para o bom gosto da proprietária. O tom das paredes laterais foi escolhido em função do tecido e do logo do estúdio.
Estúdio de PIlates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Gosto de registrar o andamento da obra. Uma para que se tenha a memória do antes e depois. E principalmente para marcar alterações de encanamentos e elétrica. 

O conjunto estava cru, sem piso e sem forro. Os espelhos foram reaproveitados da antiga sede. As luminárias são todas em LED. Os armários novos foram os do banheiro (mas mesmo assim a torneira foi reaproveitada), do vestiário e o do frigobar.  

Recepção Estudio Pilates - Arq Elenara Leitao

Colando tecido parede estudio Pilates - Arq Elenara Leitao
As divisórias de gesso acartonado facilitaram bastante a ambientação. O tecido e a cor fizeram a diferença.
Clinica de Pilates - Projeto Arq. Elenara Leitão
Cortinas verticais brancas protegem do sol da tarde, ao mesmo tempo em que são praticas para lavar. 

A luz natural vai permitir que praticamente não se use luz artificial durante o dia. E o conjunto tem ainda um diferencial de respeito: uma vista maravilhosa para o Parque da Redenção em Porto Alegre.

Parque da Redenção - Porto Alegre
Veja também este outro projeto de Pilates e Fisioterapia que projetei : Minha Fisio 

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros