Materiais do futuro - e não muito distante

Li um artigo muito interessante sobre os materiais que estão surgindo e que devem definir ou redefinir a maneira como concebemos e fazemos nossa arquitetura. 

Concreto auto regenerativo - Uau! O concreto é um dos materiais chave de nossa era, embora já existisse de certa forma desde o tempo dos romanos. Mas ele tem lá as suas fragilidades, principalmente quando exposto à água. Pois uma equipe de pesquisadores holandeses está desenvolvendo uma maneira de usar material orgânico no cimento para consertar rachaduras nas infiltrações pela umidade.

Nanomateriais - Outra tecnologia que parece saída da ficção científica, mas que já existe em possibilidade concreta é a combinação de nanotecnologia para aumentar a resistência dos materiais, o concreto por exemplo. Além disso ela também pode aumentar a eficiência dos painéis solares e fazer com que possam ser feitos em formas e tamanhos inovadores.


Isolamento Aerogel : Esse isolante é altamente eficaz e pode ajudar a economizar energia, além de ser super leve. Já existe para aplicações residenciais e comerciais (Veja AQUI).  

Fonte

E que tal um material que absorve água da chuva na cobertura e o devolve à atmosfera em forma de suor - ops, de vapor. Pensou no suor humano? Pois é aí mesmo que ele se baseia. Lembram da biomimética? Olha o principio aí ajudando a manter um meio ambiente mais agradável e o melhor, sem usar eletricidade. Veja AQUI


E se os hospitais pudessem contar com produtos que repelissem germes e bactérias? Esse é um grave problema no ambiente hospitalar, a desinfecção contínua. Pois pesquisadores de Harvard estão investigando uma maneira de fazer uma superfície porosa escorregadia (SLIP) que afastaria esses invasores, além de repelir poeira, gelo e grafite! Veja AQUI


Fonte
SILK PAVILHÃO mimetizando o bicho da seda.

Esse projeto é fascinante porque une biologia e tecnologia digital que resulta em uma forma arquitetônica. O bichinho da seda foi estudado na sua técnica e desse estudo resultou um pavilhão que uniu uma estrutura de aço com o "trabalho" laborioso de milhares de bichos da seda, criando uma forma bela, resistente e leve. O vídeo é fascinante e nos mostra essa união de esforços!


Fonte
Então não são fantásticas as perspectivas de construção no futuro? E talvez não muito distantes de nós. Veja reportagem completa AQUI

SILK PAVILION from Mediated Matter Group on Vimeo.

Você também poderá gostar de ler Inspiracao na natureza ajudam construção
e Edifícios que geram energia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros