Telhado verde e container - boas soluções

Quando se fala em aproveitamento de conteineres para outros usos, especialmente os que implicam no uso por pessoas, é sempre preciso pensar em como prover condições de habitabilidade, em especial nas questões de conforto térmico. Aqui no Rio de Grande do Sul tivemos experiências de escolas de lata, como eram chamadas as escolas feitas em conteineres e que sofreram uma série de objeções em função de serem quentes no verão e frias no inverno. Porque cá entre nós, não adianta aproveitar um container lhe dando um novo uso, se for para usar um acondicionamento artificial, não é verdade?.

Uma pesquisa do NUTAU abordou esse tema de usabilidade em Habitando o Container. Ventilação cruzada, chaminé térmica, painel solar e cobertura vegetal foram planejados para que os habitantes tivesse maior conforto e pudesse aproveitar as características de baixo custo e mobilidade que um container oferece.  


Fonte
Uma das alternativas para proporcionar um melhor conforto é o uso de cobertura vegetal. E separei aqui exemplos de duas empresas, sendo uma nacional, do uso de vegetação no telhado. 
Fonte
Além do uso em conteineres, eles podem ser usados em abrigos temporários, como esse de bikes, e mesmo em abrigos de ônibus.

Fonte
Fonte
E essa cobertura verde pode ainda ser usada nas paredes como mostra esse exemplo acima.

Ou seja, é uma alternativa viável, mas deve ser bem planejada para que possa ser usada com conforto.

Leia AQUI mais postagens sobre aproveitamento de conteineres e AQUI sobre telhados verdes

Vejam aqui as Medidas de Conteineres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros