Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/01/27

Um novo olhar sobre as cidades- ruas sustentáveis

Fui conferir uma dica que o amigo Gustavo Lisboa postou no facebook e topei com esse site super interessante - DOC VERDADE - documentários por um mundo mais justo.

E escolhi esse daqui, sobre as ruas sustentáveis de NY, na visão de Sérgio Abranches. Ele é curto, tem uns 3 minutos e vale o tempo. Em Porto Alegre, como nas cidades brasileiras de modo geral, vê-se muita preocupação com o automóvel e muito pouca com meios de locomoção mais saudáveis como bicicletas. E aqui é temerário optar por uma bike para transporte diário. Não há ciclovias em número suficiente, não há educação do motorista que disputa seu espaço cada dia mais apertado com motos e bikes. Hoje mesmo estava lendo sobre a morte de um estudante de odonto, Cauã Coutinho, atropelado por um carro. Cauã fazia parte da Massa Crítica, um movimento que celebra a bicicleta como meio de transporte.

Ver como a cidade de NY está encarando esse problema, com muito planejamento e resgantando as ruas como espaços de convivência e não apenas de passagem nos dá um alento e mostra que um novo olhar pode fazer toda a diferença para o futuro.





Quem quiser conferir a dica do Gustavo, o documentário é  Não existe amanhã

"Documentário animado que demonstra com números e fatos científicos a aproximação da humanidade aos limites dos recursos que o planeta pode prover. Dentro deste contexto, o maior problema não é o quanto nos resta de petróleo, espécies, terra fértil, etc., mas sim, o crescimento exponencial das demandas desses recursos acompanhando o consumo da população humana, que dobra em apenas algumas décadas..."

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More