Brasília 50 anos de vida


Nas faculdades de Arquitetura aprendemos que o plano piloto de Brasília foi a cristalização das ideias da famosa Carta de Atenas. Sobre ela sabemos seu famoso traçado lembrando as asas de um avião, projeto de Lucio Costa, seus monumentais edifícios de autoria de Oscar Niemeyer. Sua arquitetura é famosa e já gerou vários estudos e criticas. Lembro que um professor da UnB, de psicologia acho, a definiu como "cidade de arquitetos para arquitetos". Ou seja, era linda vista de cima, mas na verdade era uma maquete em escala real. Segundo ele, só poderíamos ter uma ideia real de Brasília como cidade quando houvesse já uma geração de pessoas nascidas por lá.  Nessa época, 1975, eu estudava arquitetura na UnB e já morava em Brasília há cinco anos.
Hoje Brasília está perto de completar 50 anos e sua imagem é mesclada à ideia do poder e faz com que seja citada quase como sinônimo de seus desmandos, sejam na época da ditadura militar ou no período democrático. Mas na verdade cidades, mais do que prédios, são feitas de pessoas. E pessoas são feitas de sentimentos. De ambições, de amores e dores. E disso Brasília é rica ! Ela é um reservatório da cultura desse pais. Ali se encontra gente de todos os cantos do Brasil. Gente que veio, que vai. Alguns ficam. e muitos apaixonados pelas suas ruas largas, seu céu de por do sol maravilhoso, seu clima e ...suas pessoas !
 
Estudei nesse prédio, projetado por Eolo Maia. Estudei na UnB, projeto de Oscar Niemeyer. Seus espaços me marcaram sim, fizeram com que eu aguçasse meu olhar, mas principalmente me propiciaram encontros com grandes amigos que trago no peito até hoje.

Brasília faz parte do meu coração. Amo essa cidade. Se ela tem erros de concepção, ou se os que a comandam são reflexo da sociedade brasileira, nisso não difere da maior parte das outras capitais. 

Nela fui adolescente. Nela vivi grandes emoções. Com ela aprendi o gosto pela arquitetura.      

E esse post é em homenagem ao aniversário (08/03) de uma grande amiga Marilene Simão que mora adivinhem onde ? No Distrito Federal. E que tem umas fotos lindas de lá.

Comentários

  1. Querida amiga Elenara!
    Estou tão emocionada! Não tenho palavras pra lhe agradecer tamanha homenagem. Como se diz Roberto Carlos, são tantas emoções. Vc sabe, Brasília é muito especial pra mim, hoje um dia especial que comemoro meu nascimento, comemoro ser mulher, comemoro mais ainda ter mulheres tão especiais como vc em minha vida.
    Te agradeço imensamente por esse carinho incondicional, onde sou homenageada duplamente, triplamente... Obrigada, obrigada, obrigada. São pessoas tão queridas assim como vc, que fazem dos nossos dias mais felizes, mais especiais e mais verdadeiros.
    Grande beijo e parabéns também por ser mulher, por ser assim como tu és, por esse blogue fantástico que torna mais rico as páginas da Internet.
    Abração amiga e milhares de parabéns por nosso dia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros