Bedales School Art and Design - conforto e sustentabilidade

Uma escola de Arte e Design erigida em um local de muita beleza natural na Inglaterra e que usa recursos de Arquitetura para manter um espaço com muito conforto e sustentabilidade. É a Bedales, projeto do Estúdio FCBS.


A aparência lembra (de forma intencional) antigas construções agrícolas e as treliças na fachada, além do aspecto simbólico de acolhimento, tem uma função de proteção da insolação, ajudado pelo imenso carvalho que foi não apenas mantido, mas aproveitado para tal. Lembrei de minhas aulas iniciais de projeto, onde se tirava partido da vegetação existente para o conforto térmico dos edifícios. Velhos e bons ensinamentos de professores que levei para a vida. 

A luz natural foi aproveitada no interior em esquadrias zenitais, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Os ambientes internos dos estúdios de arte são cuidadosamente pensados para as atividades da escola, permitindo variadas formas de ensino e interação.


Gostei das formas simples, do uso da madeira de origem sustentável e de materiais naturais renováveis. Gostei do uso de soluções arquitetônicas em vez da cômoda solução de condicionamento e iluminação artificial. Gostei dos ambientes limpos e ao mesmo tempo aconchegantes.


Fonte
Fotos: Hufton + Crow , Matthew Rice

Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros